|
Brasília foi construída para ser a capital federal, sede do Governo e dos Poderes da República.
Congresso Nacional
O planejamento arquitetônico e urbanístico foi conduzido por dois mundialmente aclamados profissionais: o arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou as grandes construções e os grandes monumentos, e o urbanista Lúcio Costa, que distribuiu prédios, ruas e espaços de forma admiravelmente harmônica.
Esses aspectos, o Político e o Arquitetônico e Urbanístico, são até hoje os principais atrativos de Brasília.
Leia mais sobre Turismo em Brasília; veja algumas fotos de Brasília.
É difícil não se impressionar com a imponência da Praça dos Três Poderes. Mesmo aqueles que são pouco engajados politicamente podem sentir o Poder que emana dos prédios que circundam a Praça: o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
E assim é também ao se visitar outras instituições políticas, como o Palácio da Justiça, o Itamarati, o Banco do Brasil, o Alvorada, os Tribunais Superiores; a imponência e o aspecto grandioso (que não se confunde com suntuosidade) dos prédios fazem lembrar a todos que é ali, em grande parte, que se definem os rumos da Nação.
Muito dessa grandiosidade se deve, certamente, à genialidade dos projetistas (ver História de Brasília).
O toque de Niemeyer está visível em todas as grandes construções: na Praça dos Três Poderes, na Catedral de Brasília, no Monumento a JK, no Teatro Nacional.
E circulando-se pelo Plano Piloto, observando-se a forma como os prédios e monumentos públicos, os edifícios residenciais, os blocos comerciais e de serviços estão harmoniosamente dispostos, percebe-se a importância do trabalho de Lúcio Costa. Um excelente local para se vislumbrar um panorama geral de Brasília é o alto da Torre de TV, outro ponto encantador e de visita imperdível em Brasília.
O visitante pode levar um tempo para se adaptar à nomenclatura de quadras e vias, mas superado isso notará como é fácil localizar-se e locomover-se em Brasília.
Evidentemente, Brasília não se resume a isso.
A capital, com população de mais de dois milhões de habitantes, recebe milhares de visitantes ao ano, que chegam por diversos motivos: políticos, profissionais, religiosos, familiares, turísticos, entre outros.
Uma grande infra-estrutura turística foi criada ao longo dos anos para atender visitantes e residentes: restaurantes, shopping centers, centros culturais, hoteis, centros de lazer.
Isso tudo garante aos visitantes que chegam a Brasília uma estada com comodidade, praticidade e diversão.
«Viagem de Férias
Visite as capitais do Nordeste: Recife Fortaleza Natal João Pessoa
|
|