|
Vale Europeu
«Florianópolis.
«Turismo em Florianópolis.
O chamado Vale Europeu é um roteiro turístico do Estado de Santa Catarina.
O roteiro Vale Europeu recebeu esse nome por uma conjunção de dois motivos: ele percorre as cidades ao longo ou próximas do vale formado pelo Rio Itajaí, e as cidades englobadas têm fortes traços da colonização européia, particularmente a alemã.
Essa herança é percebida na arquitetura, no artesanato, na culinária, nos jardins bem cuidados, na limpeza das ruas - a qual reflete o alto grau de educação do povo.
O Vale atravessa Santa Catarina de Leste a Oeste, na metade Norte do Estado; por isso, uma visita ao Vale pode facilmente ser combinada com um passeio pelo Caminho dos Príncipes, ou a uma praia do Litoral Norte.
As principais cidades do Vale Europeu são Blumenau (distante aproximadamente 130 km da capital), Pomerode e Brusque; Timbó e Indaial são menores, mas também preservam muitos traços da herança européia.
Blumenau desponta como maior pólo têxtil do Brasil, famosa também pelas porcelanas e cristais.
Com avenidas largas cheias de construções típicas e cervejarias animadas, Blumenau é uma cidade hospitaleira e tipicamente germânica - que se manifesta particularmente durante a Oktoberfest.
Distante 25 km do centro da cidade, a Vila Itoupava apresenta um interessante conjunto de típicas construções e vários pontos de vendas de produtos coloniais, além de diversos restaurantes que oferecem comida típica.
Brusque é também conhecida como a Cidade dos Tecidos, pois conta com mais de 120 indústrias de roupas (sendo o maior pólo do Sul do Brasil no que se refere a pronta-entrega de confecções); lojistas de todos os estados brasileiros têm em Brusque um dos maiores centros de compras.
Turistas costumam visitar a arquitetura e culinária alemães, bem como conhecer uma das mais belas cavernas de nosso país, a Caverna de Botuverá.
Apesar de Blumenau e Brusque receberem grande destaque por sua herança germânica, a cidade com características alemãs mais fortes no Brasil é Pomerode.
Pomerode situa-se a 32 km de Blumenau e destaca-se especialmente pelo fato de que 95% de sua população ser bilíngüe - desde a primeira infância, crianças aprendem a falar o alemão com fluência.
Além das tradições, o Vale Europeu destaca-se também pela economia pujante, sendo uma das mais ricas regiões não somente de Santa Catarina, mas do Brasil.
Quem visita o Vale Europeu tem a sensação de estar visitando outro país.
|
|