Turismo em Florianópolis

Joinville, Santa Catarina

Joinville

«Florianópolis.
«Turismo em Florianópolis.

Com mais de 500 mil habitantes, Joinville é a mais populosa cidade catarinense, e a de maior pujança econômica; Santa Catarina é o único Estado do país em que a capital (Florianópolis) não é a cidade mais populosa.

O nome Joinville tem origem francesa. Em 1843, uma das filhas de D. Pedro I, Francisca Carolina, casou-se com um nobre francês, o Príncipe de Joinville. Existem diversas regiões e cidades na França hoje chamadas Joinville, mas segundo a Wikipedia, a origem do Príncipe é a Joinville da comunidade de Haute Marne, no nordeste do país.

Esta bela cidade localizada entre o mar e a serra é bastante pródiga no que tem a oferecer aos turistas, pois além do patrimônio histórico e cultural e de todas as belezas naturais com que brinda seus visitantes, Joinville ainda conta com ótima gastronomia e quatro grandes festas: Festa do Tiro, Festa das Flores, Fenachopp e a maior de todas, o Festival Internacional de Dança.

Até recentemente o perfil econômico de Joinville era voltado para a indústria; nos últimos anos, entretanto, a Economia vem se diversificando e estão crescendo os investimentos em serviços, tecnologia e especialmente em turismo.

Um marco dessa mudança é o Festival Internacional de Dança, um dos maiores do mundo no gênero, que a cidade tem sediado já por mais de dez anos. Joinville é hoje a única cidade que sedia fora de Moscou uma filial da Escola de Balé Bolshoi, o que é por si só um atrativo para milhares de turistas durante o Festival.

joinville

Além destas festas, Joinville conta ainda com inúmeros pontos turísticos que fazem com que o tempo dos visitantes sempre se torne curto para ver tantas belezas, como: Pórtico e Moinho (foto), localizados na entrada da cidade, ponto obrigatório para fotos; a Joinvilândia, fábrica de chocolates caseiros; a Alameda Brustlein, a famosa Rua das Palmeiras, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Com relação a museus, Joinville é perfeito exemplo da cultura européia catarinense, que sempre valorizou e preservou o patrimônio histórico e evolutivo a cidade.
Alguns museus em Joinville: Museu da Bicicleta, com mais de 15 mil peças sendo que a mais antiga data de 1906; Museu Arqueológico de Sambaqui; Museu Nacional de Imigração e Colonização; Museu de Arte de Joinville; Museu de Fundição; Museu Nacional de Bombeiro; e Casa Fritz Alt, que tem as obras do artista do mesmo nome.
Além disso, estão abertos a visitação o Arquivo Histórico, com toda a história da cidade; Estação Ferroviária, construção em estilo germânico; Mercado Público, famoso por seus vitrais; Cemitério dos Imigrantes; Parque municipal Morro do Finder; Mirante que fica no meio da Mata Atlântica com 240 m de altura e uma vista imperdível, e ainda o Parque Zoobotânico com varias espécies da fauna regional.

Somando-se a tudo isso a cidade conta ainda com uma infra-estrutura muito boa com cinemas, Shopping Centers, restaurantes com variada culinária, hotéis excelentes que fazem com capacidade para sediar eventos de grande porte - contando para isso com o Centreventos Cau Hansen.