Parapente (em inglês, paraglide) é uma espécie de pára-quedas que permite voos controlados a baixas altitudes.
O site da Associação Brasileira de Parapente informa:
"O parapente é provavelmente a forma mais pura que um ser humano pode utilizar para voar. É silencioso e prático: com um equipamento feito essencialmente de tecido e linhas, o piloto voa por distâncias enormes. Onde ele pousar, basta dobrar o equipamento, colocar na mochila e sair andando.
O esporte surgiu na França no final da década de 70, com paraquedistas decolando com pára-quedas de encostas de montanhas. Hoje, após um desenvolvimento tecnológico considerável, os parapentes se tornaram verdadeiras aeronaves, capazes de planar por centenas de quilômetros. O recorde mundial de distância hoje está acima de 400km."
Florianópolis é um dos melhores locais do Brasil para aprendizado e prática de parapente.
Florianópolis foi, quase que simultaneamente com o Rio de Janeiro (onde ocorreu o primeiro voo no Brasil, em 1985), uma das cidades pioneiras em voos de parapente.
Desde o início de 1990, parapentistas já saltavam dos morros e dunas das partes norte e leste da ilha (até hoje, a prática no sul da ilha é proibida, por causa do aeroporto).
Por quase vinte anos os praticantes vem conhecendo as peculiaridades dos ventos da ilha, e os instrutores vem se preparando para ensinar com emoção e segurança.
Para iniciantes, Florianópolis tem a vantagem de que os primeiros saltos se dão nas dunas baixas que existem nas proximidades da Joaquina, Praia Mole, Lagoa da Conceição, etc.
A maciez das dunas ajuda a evitar acidentes, e por isso os aprendizes adquirem mais confiança. Ademais, a combinação de dunas, lagoa e mar forma um belíssimo cenário.
À medida que assimila as técnicas e ganha confiança, os alunos passam a saltar de alturas maiores (sempre em voos duplos, ou seja, o aluno é acompanhado por um instrutor); as dunas mais altas de Florianópolis chegam a 40 metros.
Quando estiver apto a voos solos, o parapentista pode enfrentar a rampa da Lagoa da Conceição, que está a uma altura de 200 metros; desse salto, pode-se visualizar desde a praia do Campeche até o continente.
O video abaixo mostra um voo duplo saltando da rampa da Lagoa da Conceição.
Abaixo, um repórter iniciante recebe instruções para seu primeiro voo de parapente:
Um voo duplo de experimentação (aproximadamente 20 minutos) custa aproximadamente R$ 150 (alta estação). Cursos mais longos dependem de negociação, tanto quanto aos prazos como aos preços.