O engajamento social no desenvolvimento econômico e turístico de Icapuí é o grande destaque do município que fica na fronteira com o Rio Grande do Norte, a 202 km de Fortaleza.
Famoso pelas praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local, e pela beleza das dunas de areias coloridas (as famosas esculturas de areia em garrafinhas vendidas em Canoa Quebrada são feitas com areia colhida em Redonda e Ponta Grossa - os artistas criaram uma auto-regulamentação para coleta de areia a fim de impedir a exaustão das dunas).
Icapuí possui uma boa rede hoteleira e tem, dentre outras atrações, a paisagem de coqueirais. Na gastronomia, o Festival da Lagosta acontece anualmente com diversas formas de preparar o prato principal do município. A pesca da lagosta torna-se atração também no porto. No local, os barcos pesqueiros participam da paisagem.
As praias são calmas, ideais para banho. Algumas localidades estão quase intocadas, desafio para os turistas que gostam de aventura.
Em alguns trechos do litoral, desenvolveram-se algumas salinas, que aproveitaram a alta salinidade da água do mar e o sopro forte e constante dos ventos. E em certos caminhos de acesso à praia de Redonda encontram-se alguns equipamentos da Petrobrás, que explorou petróleo na região.
Praia de Redonda
Icapuí possui 17,2 mil habitantes. As vias de acesso são a CE-040, a BR-304 e a CE-261.
Existem ônibus que ligam Fortaleza a Icapuí (empresa São Benedito, na Rodoviária de Fortaleza).
Outra opção é acomodar-se em Canoa Quebrada e contratar um passeio de buggy que cubra a extremidade do litoral cearense, até a divisa com o Rio Grande do Norte.