|
Tambaú, Manaíra, Cabo Branco
Praias de João Pessoa
«João Pessoa
«Praias de João Pessoa e Paraíba
As praias urbanas de João Pessoa são Tambaú (a que tem maior concentração de hoteis e restaurantes), Cabo Branco (que se estende ate o Farol), Manaíra e Bessa.
É possível, com alguma disposição, caminhar desde o Cabo Branco até o Bessa. As praias ao sul (Seixas e Penha) e ao norte (Intermares, Poço, Camboinha e Formosa) requerem transporte.
As praias urbanas de João Pessoa têm características que as diferenciam das praias das capitais próximas (Recife, Natal, e Fortaleza).
O Plano Diretor de João Pessoa restringe a altura dos prédios próximos à praia.
Na beira-mar próximo à Tambaú, nenhum prédio pode ter mais que três andares; à medida que se caminha para as ruas paralelas, o limite vai aumentado; os edifícos de muitos andares somente serão permitidos a algumas centenas de metros da praia. Existem ainda diversas casas na beira-mar de João Pessoa.
Isso faz com que haja menos prédios, menos cimento, menos poluição visual na orla de João Pessoa. Além disso, faz com que o trânsito seja mais calmo, e permite que o ar marinho avance várias centenas de metros terra adentro.
Praia de Tambaú
|
Praia do Cabo Branco
|
As fotos acima mostram as praias de João Pessoa.
A foto à esquerda mostra a Praia de Tambaú. O boneco inflável montado na praia era o símbolo do bloco da Muriçoca, o mais famoso do carnaval de João Pessoa. A torre ao fundo é que se encontra no centro do Hotel Tropical Tambaú.
A foto à direita mostra a Praia do Cabo Branco. Ao final da enseada, encontra-se o Farol (não mostrado na foto).
O limite entre as praias é a avenida Epitácio Pessoa; a muriçoca gigante da foto acima encontra-se no final da Epitácio com a beira-mar.
O trânsito na beira-mar é em mão única, mas em sentidos diferentes; a partir da Epitácio, o trânsito ou segue apenas para Tambaú ou apenas para Cabo Branco.
As fotos mostram outras características da orla de João Pessoa.
A faixa de areia é bastante larga. Há espaço suficiente para os banhistas e jogadores de futebol, frescobol, etc (nos trechos de praia mais frequentados de Natal, Recife e Fortaleza, a escassez de espaço é um problema).
E ao longo de toda a praia, encontram-se restaurantes e barracas.
As barracas variam em tamanho, conforto, cardápio, preços; a maioria oferece banheiros.
Embora essas barracas não tenham a mesma exuberância das barracas da Praia do Futuro, elas facilitam muito uma caminhada pela praia, pois permitem a qualquer momento encontrar água de côco, uma cerveja ou mesmo uma refeição (em Recife e Natal, as praias não têm barracas desse porte).
Como mostra a foto ao lado, as barracas têm também atividade noturna, atraindo turistas e pessoenses.
|
|