Mapa de Minas Gerais
Mapa de Minas Gerais.
Veja também:
Informações sobre Minas Gerais; Turismo em Minas Gerais; Hotéis em Minas Gerais.
Minas Gerais tem uma área de 586.528 km2, o que o torna o quarto maior Estado do Brasil.
Minas faz divisas com seis Estados (São Paulo ao sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo ao leste, Bahia ao norte, Goiás e Mato Grosso do Sul a oeste) e mais uma pequena divisa com o Distrito Federal; Minas não tem contato com o mar.
Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de municípios: 853. O maior e mais populoso município é a capital, Belo Horizonte, com aproximadamente 2,5 milhão de habitantes; a região metropolitana de Belo Horizonte abrange 34 municípios e, com quase quatro milhões de habitantes, é a terceira maior do país.
Além da capital, as maiores cidades do Estado são: Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Contagem, na região metropolitana; Juiz de Fora, próxima à divisa com o Rio de Janeiro; Poços de Caldas, próxima a São Paulo; Governador Valadares, às margens do Rio Doce.
Belo Horizonte é uma cidade jovem, fundada em 1897.
Tal qual Brasília, mas muito antes dela, Belo Horizonte teve a construção planejada. O projeto foi coordenado pelo engenheiro Aarão Reis, e previa a construção de uma grade de ruas particulares, com largas avenidas diagonais, quadras de dimensões regulares, pontos de observação privilegiada (belvederes), e uma grande avenida em torno do perímetro (avenida do Contorno); o plano previa também abundância de área verde, com praças espalhadas por toda a cidade e um grande parque na área central.
O planejamento foi atropelado pelo progresso; previa-se que a cidade teria 100 mil habitantes em 1997, mas a cifra real foi próxima de dois milhões.
Mas esse mesmo progresso trouxe a Belo Horizone uma excelente infra-estrutura de hotéis, serviços e atrações culturais, o que tornou a cidade o maior pólo turístico do Estado; a capital recebe grande número de eventos de negócios (a maioria realizada no mais moderno Centro de Convenções do país, o Expominas Minascentro), bem como serve de ponto de entrada para as chamadas cidades históricas mineiras.
As cidades históricas são aquelas onde a História de Minas começou.
O mapa mostra que existem no Estado diversas serras, como a da Mantiqueira, da Canastra, do Espinhaço e dos Aimorés; foi na área que fica aninhada entre essas serras que se descobriu ouro, no final do século 17 e início do século 18.
O ouro fez florescer diversas cidades. A primeira capital foi chamada Vila Rica, que é hoje Ouro Preto (Belo Horizonte foi planejada e construída para suceder Ouro Preto). Outras cidades daquela época que mantiveram muito de sua riqueza histórica são Mariana, Caeté, São João del-Rei, Sabará, Tiradentes e Diamantina.
Todas essas cidades presevaram igrejas, prédios e monumentos históricos; viajar por elas faz recordar a época da abundância do ouro, de Aleijadinho, das cortes portuguesas, da Inconfidência mineira. E o modo de vida, o chamado jeitinho mineiro, também se faz presente; em Minas, não houve grande afluxo de imigrantes europeus, e por isso a cultura é marcantemente de herança portuguesa.
Uma maneira de se conhecer as principais cidades históricas é percorrer a chamada Estrada Real.
Esse caminho ligava as minas de ouro até o porto de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, de onde o metal era exportado para Portugal. O rei português determinou, como forma de diminuir desvios e contrabandos, que todo o ouro extraído percorresse exclusivamente esse caminho.
Recentemente, a estrada e seus pontos marcantes foram reconstituídos, proporcionando a turistas uma forma rápida e cômoda de se conhecer as principais cidades históricas de Minas.
Volta ao topo