Natal

Copa do Mundo 2014 em Natal



Qual o legado da Copa 2014 para Natal ?

«Natal

Em maio de 2009, quando a FIFA e a CBF confirmaram que Natal seria uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, centenas de natalenses foram a Ponta Negra para celebrar a "grande conquista".

Natal sediou quatro partidas da Copa, todas com estádio lotado:
numero de torcedores jogos da copa em Natal

Passada a festa, é hora de se questionar: qual foi o legado da Copa de 2014 para Natal?

Natal ganhou um novo estádio, a Arena das Dunas, apontado como um dos estádios mais bonitos do mundo.

Desde o projeto, sabia-se que a construção do estádio deixaria uma dívida bilionária para o povo do Estado e da cidade; desde 2014, contudo, já ficou evidente que o Tesouro teria dificuldades para honrar a dívida; em 2016, auditoria do Tribunal de Contas encontrou sobrepreço na licitação, e a Justiça determinou suspensão dos pagamentos.

Antes da Copa, foi anunciado um ambicioso programa de mobilidade urbana.
Do prometido, houve de fato mudanças nas imediações do estádio, o que era essencial para o deslocamento dos torcedores (ou seja, era essencial para os interesses da FIFA).
Contudo, intervenções mais urgentes, como o entroncamento BR-101 e Roberto Freire, bem como o acesso de Ponta Negra à Via Costeira, foram esquecidos.

Poucos novos hoteis foram construídos para a Copa, pois Natal conta há tempos com um dos maiores parques hoteleiros do Nordeste; quanto aos restaurantes, continua o abre-e-fecha habitual, sem nenhum impacto significativo trazido pela Copa.

Um dos efeitos benéficos mais esperados seria o aumento do fluxo turístico de estrangeiros para Natal; disse-se até que Natal, dentre todas as cidades sede, teria o maior aumento no número de turistas estrangeiros.
A esperança era que os gringos viessem, ficassem encantados com as belezas naturais da Cidade do Sol, e brigassem para reservar seu espaço nas temporadas seguintes; os tempos de queda no fluxo, em que os visitantes percebessem os problemas da cidade ficariam para trás.

Infelizmente, não é isso o que os números dizem.
Em 2013, um ano antes da Copa, segundo o Anuário Estatístico do Governo, entraram no Brasil pelo Rio Grande do Norte um total de 35.888 estrangeiros (ver item 2.10 do Anuário); isso já era um retrocesso em relação a 2012, quando a cifra atingira 40.488 visitantes.
E como está agora? Segundo essa recente reportagem, no primeiro semestre de 2016 houve a chegada de 18.335 estrangeiros, o que foi comemorado pois já representou expressivo aumento em relação aos 12.752 visitantes do primeiro semestre de 2015.

Ou seja, o Estado tem hoje aproximadamente o mesmo número de visitantes estrangeiros de antes da Copa.

Quanto a outros indicadores relevantes de qualidade de vida (Saúde, Educação, Segurança, etc), não há tampouco muito a comemorar (o que já se sabia desde o início, já que a FIFA não se importava com esses pequenos detalhes).

A ex-Prefeita Micarla de Sousa, que governava a cidade em 2009, foi condenada em 2016 a 16 anos de prisão por malversação de recursos públicos; a então Governadora Wilma de Faria foi processada por lavagem de dinheiro.

Como se vê, é difícil apontar um legado que a Copa 2014 tenha deixado para Natal.