|
Visita à Catedral Metropolitana de Natal
«Natal
«Passeios em Natal
A Catedral Metropolitana de Natal, dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, foi inaugurada em 21 de novembro de 1988.
A antiga Catedral de Natal era a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, cuja História começa em 1599, situada na Praça André de Albuquerque (foto à direita); embora tombada pelo Patrimônio Histórico, ainda está aberta aos fiéis (ver horário de missas).
A iniciativa para construção de uma nova Catedral deve-se ao Padre João Maria (o Santo de Natal), então vigário da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, no início do século XIX; Padre João lançou os alicerces e subiu as primeiras colunas.
Em 1952, foi criada a Arquidiocese de Natal, e Dom Marcolino Esmeraldo Dantas foi nomeado o primeiro arcebispo.
Em vista do crescimento do número de fieis, Dom Marcolino retomou o projeto da nova e maior catedral; à época, a coordenação dos trabalhos coube ao então Bispo Auxiliar de Natal, futuro Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Eugênio de Araújo Sales, natural de Acari, Rio Grande do Norte.
Com a transferência de Dom Eugênio para Salvador e com a nomeação de Dom Antônio Soares Costa para Bispo Auxiliar de Natal, este passa a coordenar a Comissão responsável pela construção da nova Catedral.
A construção foi iniciada em 21 de junho de 1973. Foram 18 anos de intensas campanhas, a fim de conseguir recursos para construir o novo templo, cuja inauguração aconteceu em 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.
O projeto.
Vista Noturna da Catedral de Natal; fonte: http://turismo.natal.rn.gov.br/igrejas.php.
O texto abaixo foi extraído do site da Arquidiocese de Natal:
"A confecção do projeto da atual Catedral Metropolitana de Natal, além do objetivo de representar um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus, foi realizada, tendo como base o princípio da funcionalidade, que define que uma Igreja é
bem sucedida se estiver completamente a serviço do culto e se der a esse mesmo culto beleza e intrínseca sacralidade. O projeto previu a assembléia do povo de Deus em torno de um presbitério circular, oferecendo condições de participação ativa dos fiéis.
O primeiro projeto para a nova Catedral apresentava uma igreja em forma de cruz, que logo foi descartada pela pouca capacidade de acomodação dos fiéis. O novo projeto deu condições para que a Catedral acomodasse 3 mil pessoas sentadas.
Eis os autores do Projeto:
Projeto arquitetônico: Arquiteto Marconi Grevi
Projeto estrutural: Engenheiro José Pereira da Silva
Construção: Engenheiro Malef Victório de Carvalho
Projeto de instalações: Engenheiro Joaci de Albuquerque"
»Em 1991, o Papa João Paulo II visitou Natal e abençoou a cripta da Catedral.
»Em 2014, a Catedral passou por uma reforma.
|
|