Natal

National Geographic recomenda Natal como um dos destinos turísticos a serem visitados




Tradução de artigo da National Geograpic

«Natal

A National Geographic é uma centenária instituição americana que se dedica a visitar e registrar todos os recantos do mundo; é essa fundação, comumente abreviada NatGeo, quem mantém a revista, o site e o canal de TV de mesmo nome.

O site de viagens da NatGeo publicou no final de 2015 um artigo (em inglês) intitulado As Melhores Viagens de 2016 (Best Trips 2016); a NatGeo listou 20 destinos ao redor do mundo que mereciam uma visita em 2016.

A página que descreveu Natal é esta: Rio Grande do Norte, Brazil.

A seguir, fizemos uma tradução da página.
Além de descrever algumas atrações da cidade, o texto é interessante porque mostra como um jornalista estrangeiro enxerga Natal e a recomenda para seus viajantes compatriotas.

--------------------------------------------------------------------
Rio Grande do Norte, Brasil
Seu apelido: Noiva do Sol

No Brasil, onde praias de cenários idílicos aparecem aos montes, o Estado do Nordeste, Rio Grande do Norte, está pronto a revelar que é mais que um destino para os que buscam apenas sol e surf.

National Geographic Natal Famosa pelas dunas móveis, pelo produção de sal marinho, e pelo maior cajueiro do mundo, essa região conhecida como cotovelo do Brasil é onde a costa do Oceano Atlântico faz uma curva sensual. A capital do Estado, Natal, três horas de voo ao norte do Rio de Janeiro, reina num litoral que acumula 233 dias de sol por ano. Recentemente, o árido interior, o historicamente pobre sertão, tem recebido inauditos amor e investimentos tanto do setor público como do privado. O sertão é rico em cultura local (bonecos de barro, tapetes de palmas trançadas) e culinária (carne de sol, macaxeira frita). É também o berço do forró, uma sonora mistura musical de acordeão, triângulo e zabumba que faz os casais dançarem da mesma forma que ocorria durante a Segunda Guerra Mundial, quando a região hospedou as tropas americanas que usaram o Estado como "Trampolim da Vitória" para alcançar o Norte da África (ver História de Natal).

Dicas de Viagem

Quando Ir: todo o ano. Na primeira semana de dezembro, ocorre o Carnatal, o maior carnaval fora de época do Brasil. A alta estação vai do Natal até meados de março.

Como se deslocar na cidade: dirigir o próprio carro é a maneira mais conveniente de se deslocar pelo capital, Natal, e pelo Estado. Alugue um carro no novo aeroporto internacional de Natal, inaugurado em 2014, ou no seu hotel. Para conhecer o litoral norte e percorrer as dunas, contrate um bugueiro registrado através do seu hotel.

Onde se hospedar: à beira-mar de Ponta Negra, o Serhs Natal Grand Hotel é projetado para famílias. O espaçoso resort tem 396 quartos e suítes, várias piscinas, e atividades esportivas organizadas para crianças. Há muito menos agitação na Pousada de Charme Kaná, uma pousada com oito quartos que recebe hóspedes acima de 14 anos. A pousada fica a cinco minutos de caminhada da praia de Pirangi do Norte.

O que comer e beber: o Mercado Público da Redinha é o lugar para se provar ginga com tapioca (ver vídeo): manjuba frita no dendê servida com tapioca. Bares de praia situados em toda a costa servem pratos de manjuba frita e camarões frescos. Provavelmente alguns dos mais inventivos pratos com camarão - incluindo gratinados, grelhados, risotos e em tortas - estão no menu do Camarões Potiguar, o mais celebrado membre da rede de quatro restaurantes Camarões.

O que comprar: dentre as peças de artesanato regional que vale a pena procurar incluem-se as rendas de bilros, como toalhas de mesa e acessórios, e as garrafas de arte em areia - pequenas obras-primas "pintadas" através de meticulosa colocação de areia colorida em pequenas garrafas e posicionando-a com pauzinhos.

O que ler antes de ir: traduzida do português, vencedor do Prêmio Machado de Assis, o romance Nowhere People (em português, o título do romance é Habitante Irreal), de Paulo Scott, é um dos raros a jogar luz sobre o povo indígena Guarani.

Links úteis: Visit Brasil (site oficial da Embratur).