|
Jenipabu - Genipabu
«Natal
«Praias em Natal
«Praias em Recife
Distância de Natal: 30 Km
Acesso: via Ponte Forte-Redinha.
Embora seja um dos pontos turísticos mais famosos de Natal, a praia de Jenipabu localiza-se na realidade em Extremoz, município que faz divisa ao norte de Natal.
Genipabu ou Jenipabu ?
Entre os moradores e mesmo a imprensa do Rio Grande do Norte, há predominância do uso de "Genipabu". Entretanto, segundo a Academia Brasileira de Letras, termos de origem indígena devem ser grafados com "j" (pajé, canjica, etc); portanto, o mais apropriado é "Jenipabu". O nome deriva do tupi "jenipa-bu", que significa "local onde se encontra jenipapo"; jenipapo é uma fruta típica da região.
Lagoa de Jenipabu
Jenipabu é, juntamente com Ponta Negra e Pipa, um dos locais que mais atraem turistas no Rio Grande do Norte.
O que primeiro atraiu visitantes foi a beleza natural da região. Além do mar de águas límpidas e mornas, protegidas por uma coluna de recifes que garante tranqüilidade para banhos, Jenipabu conta com dunas (fixas e móveis) que chegam até a água do mar, e uma lagoa de água doce, formada pela água que brota das dunas.
A fama de Jenipabu cresceu com os passeios de buggy por entre as dunas móveis.
Os buggeiros conhecem os caminhos que causam descidas abruptas, provocando sensação de queda; os buggeiros sobem as dunas maiores até quase atingir o topo, e manobram o carro para que ele retorne pelo mesmo lado da duna (por vezes, o carro desliza lateralmente).
Os passeios podem ser "com ou sem emoção". Passeios "com emoção" significam velocidades mais altas, manobras mais radicais. Mesmo os passeios ditos "sem emoção" (o buggy vai mais lentamente, o condutor evita surpresas" valem a pena por conta das paisagens de Jenipabu.
Dromedários de Jenipabu
A fim de aumentar a segurança dos passeios, apenas buggeiros autorizados pela Secretaria de Turismo podem ter acesso às dunas (leia mais sobre os passeios nas dunas móveis de Jenipabu).
Após o passeio pelas dunas móveis, os buggies costumam fazer uma parada no topo das dunas fixas; desse mirante, é possível visualizar a Lagoa de Jenipabu e as praias de Jenipabu, Graçandu e Pitangui. Leia mais sobre o passeio para as praias do litoral norte.
A Lagoa de Jenipabu, de águas límpidas, é aberta para banhos e conta com uma infra-estrutura de apoio; o acesso à Lagoa, entretanto, é feito apenas pela praia, não sendo possível descer pela duna. Atualização: hoje não é mais permitido o acesso à Lagoa de Jenipabu.
Ainda no topo das dunas fixas, é possível fazer um passeio de dromedário.
Os animais foram trazidos da África, e recebem tratamento especial para se adaptar ao clima de Jenipabu (que é mais úmida e menos quente que o deserto do Saara).
Restaurante 21
Na praia de Jenipabu, localiza-se o Restaurante 21, provavelmente um dos locais mais fotografados no Estado.
Ao lado do restaurante, pode-se alugar uma prancha para prática do ski-bunda: sentado numa prancha, desliza-se pelas encostas da duna até mergulhar nas águas do oceano.
|
|