O que é um parracho? No dicionário, parracho é vocábulo de uso comum em Portugal, com função de adjetivo (que tem pouca altura, atarracado) ou de substantivo (homem que é atarracado ou de pouca altura).
Por algum motivo, o vocábulo ganhou, no Rio Grande do Norte, significado de "piscinas naturais formadas em alto-mar quando a maré baixa e a água fica aprisionada dentro dos recifes".
No Rio Grande do Norte, são bem conhecidos os parrachos de Pirangi (cujo acesso é o mais restrito), de Perobas e, principalmente, os parrachos de Maracajaú.
Há vários outros "parrachos" pela costa nordestina, mas eles são simplesmente denominados "piscinas naturais".
Alguns dos mais conhecidos estão em Porto de Galinhas, João Pessoa (Picãozinho) e Maragogi.
Note que, na praia de Boa Viagem, quando a maré baixa, a água aprisionada entre os recifes e a areia também forma piscininhas, mas essas não são chamadas piscinas naturais.
br>
As águas claras e cristalinas ficam confinadas pelos recifes, o que enseja a formação dos parrachos (piscinas naturais), a aproximadamente 8 km de distância da costa.
Os parrachos de Maracajaú encontram-se a aproximadamente 7 km de distância da costa, e profundidade dos parrachos varia de 1 a 8 metros, dependendo da maré (a qual, por sua vez, depende das fases da lua).
Nos parrachos mais rasos, costuma-se nadar apenas com máscara, snorkel e flutuador (geralmente, incluídos nos preços dos passeios).
Nos parrachos mais profundos, é possível a prática de mergulho com equipamentos (mas diversas restrições devem ser observadas); esse tipo de mergulho é mais raro de se encontrar nas costas do Nordeste.
Visite o site Maracajaú Diver para mais informações.
Abaixo, reportagem de um canal de TV potiguar apresenta Mergulhos nos Parrachos de Maracajaú.
Além dos parrachos, Maracajaú tem como atração o maior parque aquático do Rio Grande do Norte, o Ma-Noa.
O Ma-Noa é semelhante, mas muito inferior, tanto em quantidade como em variedade de atrações, ao insuperável Beach Park de Fortaleza e ao Veneza Water Park em Paulista, perto de Recife.
Algumas operadoras de turismo em Natal oferecem pacotes que incluem transporte para Maracajaú, barco para ir às piscinas naturais e equipamentos de mergulho.
Os passeios de buggy pelo litoral Norte podem ou não incluir o percurso até Maracajaú, a depender do acerto com a operadora.