Natal

Caicó, Rio Grande do Norte




Caicó

«Natal       «Rio Grande do Norte

mapa de Caicó

População: 61.700 (est. 2006)
Área: 1.228 km2
Distância de Natal: 269 km.

Carnaval em Caicó

Informações referentes ao Carnaval 2007, baseadas em reportagens transmitidas por TVs do Rio Grande do Norte.

Durante o carnaval (que em Caicó dura sete dias), os caicoenses vêem sua terra ser invadida. O município seridoense de 70 mil habitantes, marcado por antigas tradições como as reuniões das antigas famílias, é palco de uma invasão de alegria. O carnaval não tem pausa para descanso e a expectativa da prefeitura é que cerca de 35 mil pessoas circulem por dia nos locais de festa.

Em 2007, o carnaval iniciou-se com uma semana de antecedência, na quarta-feira, com o primeiro desfile do bloco Ala Ursa, com seus personagens marcantes; a partir daí, o bloco desfila todos os dias, sempre das 17h às 21h, pelo centro da cidade, que é um dos pólos da festa em Caicó. O outro pólo é no Complexo Turístico Ilha de Santana, onde a festa começa às 23h e se desenrola em um grande palco.

Além dos pólos, exitem os blocos; em toda a cidade, são 300 blocos de amigos e familiares, que curtem quase que o dia todo. Antes de as bandinhas saírem pelo centro, os foliões se concentram desde o meio-dia nos balneários da região; "aqui o carnaval não pára, é preciso ter fôlego para acompanhar o carnaval de Caicó", afirma o secretário municipal de Turismo.
As principais bandas - que poderão ser acompanhadas de camarotes - são Detroit, Tropa de choque, Inala, Circuito Musical, Tribo Nativa, Marquinhos Correira e Banda Sacolejo.

A cidade tem doze hotéis, que ficam lotados com semanas de antecedência. Os visitantes que não têm parentes ou conhecidos em Caicó podem tentar contatar as família que alugam suas casas durante o carnaval, ou enfrentar as três horas de viagem desde Natal.

Mais informações

»Prefeitura de Caicó. Site oficial da cidade.
»Carnaval em Caicó. Fotos e informações sobre o carnaval em Caicó; interessante observar que esse site sobre carnaval (criado em 2001) é mais antigo que o próprio site oficial da cidade (criado em 2002).