Natal

Macau, Rio Grande do Norte




Macau

«Natal       «Rio Grande do Norte

mapa de Macau

População: 25.500 hab. (est. 2006)
Área: 788 km2
Distância de Natal: 190 km.

Carnaval em Macau

Duas cidades disputam o título de Melhor Carnaval do Rio Grande do Norte: Macau e Areia Branca; abaixo, iInformações referentes ao Carnaval 2007, baseadas em reportagens transmitidas por TVs do Rio Grande do Norte.

O carnaval de Macau é impressionante. A festa começa várias semanas antes, com todos os tipos de prévia possível. O carnaval de Macau mistura todas as tendências, todos os estilos de folia: de baile da saudade até festança na praia, passando por uma "batalha carnavalesca". Durante os dias de carnaval propriamente dito, a praticamente a qualquer hora que o folião puser o pé fora de casa, haverá uma boa opção para pular e se divertir.

Com menos de 30 mil habitantes, o município fica abarrotado nesta época do ano. "A expectativa é de que Macau receba mais de 100 mil pessoas no carnaval", informa Aluízio Viana, secretário de comunicação. Para animar o público, diversas bandas e trios tocarão na cidade, tanto em palcos como pelas ruas; alguns nomes: Márcia Freire (presença contumaz no Carnatal), Pawlêra do Brasil, Zambê, Nabalada, Pagula, Abalogueto, Dona Menina, Inala, Grafith, Lane Cardoso, Kabaço Molhado.

Além disso, haverá desfiles de escolas de samba, e todas as noites o artista macauense Leão Neto e a banda Mestre Avelino tocam horas a fio de puro frevo. E claro, a maior tradição do carnaval de Macau: o famoso Mela-Mela que reúne milhares de foliões em uma incrível massa de homens, mulheres e crianças cobertos de mel, atrás de três trios elétricos.

Na praia também tem festa, durante o dia. A pista, o calçadão e a areia de Camapum ficam lotados, com o público sob o sol torrencial. Ao meio-dia começa o Mela-Mela e no período da noite, o corredor da folia que não foi esquecido, com direito aos camarotes com boates e tudo mais. Após os desfile destes blocos, que também reúnem centenas de pessoas, começam os shows no grande palco, que vão até o amanhecer. Daí, é pouco tempo para descansar até a folia da praia novamente.