Natal

Carnaval em Mossoró, Rio Grande do Norte




Carnaval em Mossoró

«Natal       «Rio Grande do Norte       «Mossoró

As informações abaixo são transcrições de reportagem da TV CAbugi, e referem-se ao carnaval de Mossoró no ano de 2007.

A bem dizer, a capital do Oeste não faz um carnaval dos mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Durante os dias de festa, muitos dos moradores de Mossoró dirigem-se às cidades vizinhas; os que gostam de carnaval dirigem-se principalmente a Macau, Touros ou Areia Branca, que disputam entre si o título de carnaval mais concorrido do Estado. Já os que procuram sossego preferem as praias de Tibau (maior da região), Serra do Mel e outras da chamada Costa Branca.

Entretanto, como Mossoró é a segunda maior cidade de estado e uma referência nacional no tocante à cultura, o carnaval não poderia ficar completamente esquecido. Antecipando-se ao êxodo que ocorre durante o carnaval, a Prefeitura se esforça para promover a maior abertura de festividades da região.

Em 2007, o evento de abertura foi marcado para a sexta-feira antes do carnaval. Houve desfile das escolas de samba locais na Estação das Artes e shows com bandas, tanto locais como a baiana Pimenta N'Ativa. "Há três anos nós fazemos isso. E a aceitação é ótima, já que muita gente só ia para as praias, sem passar um dia sequer por aqui", explicou Gabriel Barcellos, gerente de turismo do município.

Além do evento de abertura, um outro acontecimento pode ser citado como atração do carnaval de Mossoró. Na terça-feira, a festa é comandada por uma boneca de 3m de altura, a "Maria Ispaiabrasa", que arrasta os foliões que ainda têm energia no último dia de carnaval, acompanhada por uma bandinha de frevo.

Mossoró é porta de entrada para outros grandes carnavais e pode servir de local de descanso para quem não quer tantos agitos assim. A rede hoteleira conta atualmente com 1.500 leitos e tem grande variedade de opções.