Férias no Nordeste


Qual o melhor carnaval do Nordeste ?

Pesquisar hotéis

Data de check-in

Data de check-out

Carnavais do Nordeste

«Viagem de Férias     «Turismo no Nordeste

Os carnavais de Salvador, Olinda e Recife estão entre os postulantes de melhor carnaval do Brasil (o outro candidato é o Rio de Janeiro).
Há alguns anos, Ricardo Freire encarou o desafio de visitar as três cidades no mesmo ano; veja o seu relato, que ele intitulou Pulando de Carnaval em Carnaval.

Recife

O carnaval do Recife e Olinda é conhecido como o mais democrático do Brasil.

Tanto em Olinda como Recife, o carnaval é pulado principalmente nas ruas, sem cobrança de ingressos ou abadás.
Há, entretanto, algumas diferenças entre eles.

Em Olinda, o carnaval ocorre principalmente nas ruas e colinas ao redor da Cidade Alta (é necessário esforço físico, daí a predominância de jovens).
A maioria dos blocos é de anônimos (sem cantores, sem estrelas); chegam a Olinda, começam a tocar e a andar pelas ruas, sem percurso pré-definido. Os carnavalescos se juntam aos blocos, seguem-nos até cansar, saem, esperam pelo próximo.
Muitas pessoas (que podem pagar os preços altíssimos) alugam casas em Olinda, para ficarem mais próximas da festa.
As Prefeituras de Olinda e Recife realizam trabalhos conjuntos para facilitar o acesso ao Centro de Olinda (são criadas linhas de ônibus ligando Olinda ao Centro do Recife e ao Shopping Tacaruna).

No Recife, a primeira grande atração (há muitos eventos de pré-carnaval) é o Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do Brasil; o Galo sai sempre no sábado anterior ao Carnaval.
Atualmente, o Galo é composto por diversos trios elétricos; é similar aos trios dos circuitos de Salvador, com a diferença de que a participação é gratuita.
Para quem quer um pouco mais de liberdade, existem camarotes de aluguel ao longo do percurso; para quem quer enfrentar o percurso a pé, uma dica: é fácil de entrar no Galo, mas é muito difícil sair (depois de entrar, você é literalmente carregado pela multidão).

Além do Galo, que é uma iniciativa privada, a Prefeitura do Recife se encarrega de organizar eventos carnavalescos por toda a cidade (pontos turísticos e bairros afastados), em locais chamados Pólos do Carnaval.
Em cada pólo, é montado um palco para apresentação de artistas (a maioria dos quais regionais, já que os artistas nacionais estão em Salvador); nas ruas ao redor dos palcos, há os blocos espontâneos e as apresentações de grupos culturais.

Os pólos mais frequentados são os do Recife Antigo, onde sempre se podem ver grupos de maracatu, ciranda e outros ritmos típicos de Pernambuco, que os pernambucanos fazem questão de preservar (o frevo é tocado e dançado em todos os lugares, todo o tempo). Veja mais:
» Carnaval em Recife. Ritmos, cidades, etc.
» Carnaval Multicultural do Recife. A programação oficial.
» Carnaval de Olinda. Site da Prefeitura.

Reserve hotel em Recife para curtir o Carnaval.

Fortaleza

Apesar dos esforços da Prefeitura para tornar o Carnaval um evento turístico, Fortaleza ainda tem um carnaval tímido; os maiores carnavais do Ceará são nas praias, principalmente em Aracati (onde se localiza Canoa Quebrada).

O carnaval na capital é feito principalmente por blocos e troças.

Ver algumas notas:
Carnaval 2012: Pré-Carnaval 2012: Mais de 100 blocos vão animar os amantes do Carnaval antecipado, que é mais animado do que o oficial; ver lista de alguns dos blocos carnavalescos de Fortaleza; ver nota sobre protesto dos blocos contra insegurança.

Pesquise e reserve hospedagem em Fortaleza para o Carnaval.

Natal

O carnaval de Natal é recomendado para quem não gosta de carnaval: a cidade fica bastante tranquila.

Vários eventos dependem de apoio da Prefeitura (há alguns anos, Natal tentou emular Recife criando polos multiculturais), mas nos últimos anos os carnavalescos têm cada vez mais reclamado da falta de verbas. Se houver verbas, alguns palcos são montados pela cidade.
Em Ponta Negra, o palco é nas vizinhanças do Praia Shopping; na beira-mar, apenas alguns blocos.
Na Praia do Meio e no centro da cidade, a movimentação popular é um pouco maior (veja fotos); vale destacar dois eventos: o desfile das Kengas (pacífico, ordeiro, familiar) e o desfile das Escolas de Samba de Natal (com arquibancada, camarote, e comissão julgadora, uma micro reprodução do carnaval do Rio).

Os natalenses passam o carnaval nas praias.
O mais próximo e conhecido é o carnaval da Redinha, com o banho de lama do bloco Os Cão.
Diversas outras cidades como Touros, Caicó, Macau e Pipa disputam o título de maior e melhor carnaval do Estado.

Encontre hospedagem em Natal para o Carnaval.

João Pessoa

João Pessoa não tem carnaval (Olinda e Recife estão a menos de 2 horas de carro), mas se gaba de ter um animado pré-carnaval.
E isso graças a apenas um bloco: o Muriçocas do Miramar.
O Muriçocas sai todas as quartas-feiras anteriores ao Carnaval (o Galo da Madrugada sai no sábado seguinte); o bloco sai do bairro de Miramar, e segue um trecho de aproximadamente 5 km, terminando na praia do Cabo Branco.

bloco Muriçocas Joao Pessoa

Em 2011, aproximadamente 350 mil foliões acompanharam o bloco das Muriçocas.

Veja informações sobre hoteis e pousadas em João Pessoa.

Maceió

» Maceió, carnaval da tranquilidade.

Pesquise e reserve hospedagem em Maceió para o Carnaval.

Salvador

Em número de foliões, Salvador tem o maior Carnaval do Nordeste.

Enquanto a marca do Rio são os desfiles de escolas de samba, e a marca de Recife são os festejos na rua, a marca de Salvador são os abadás.

Um abadá é um uniforme (camiseta colorida) que identifica pessoas que pagaram para seguir um determinado bloco (cada bloco tem um abadá diferente).
Cada bloco tem uma banda tocando em cima de um trio elétrico; o trio elétrico percorre um dos circuitos de Salvador. Para chegar próximo ao trio (que é isolado por cordas, e protegido por seguranças), é necessário vestir o abadá.

Existem dois circuitos, o tradicional, que sai do Campo Grande, e o Barra - Ondina, que sai do Farol da Barra (veja mapas).
Muitas pessoas compram abadás para mais de um dia, e para mais de um trio no mesmo dia.

Mais informações:
» Carnaval de Salvador. Site oficial.
» Em 2012, as cotas de patrocínio do Carnaval de Salvador atingiram, novamente, valor recorde.

Reserve com antecedência hotel em Salvador para o Carnaval.