|
População: 70.898 habitantes
Área: 1.847 km2
Distância da capital: 684 km
Acessos: BR-316 e BR-232 (via Salgueiro e Caruaru). Visite mapas de Recife e Pernambuco.
História
Antes de ser elevada à categoria de município,
Araripina era distrito de Ouricuri e tinha o nome de São Gonçalo. O local contava apenas com uma dezena de casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Com a chegada do primeiro vigário, começava uma nova era para o vilarejo, surgindo a primeira escola estadual. Em 1928, tinha início a luta pela independência do distrito, elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 1.931 de 11 de setembro de 1928.
A mudança do nome para Araripina atribui-se, provavelmente, à proximidade com a Chapada do Araripe.
Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Lagoa do Barro, Morais, Nascente e Rancharia e pelo povoado Gergelim.
Anualmente, no dia 11 de setembro Araripina comemora a sua emancipação política.
Economia
Araripina tem como principal atividade econômica a produção de gesso (foto),
sendo um dos maiores pólos gesseiros do país. O Araripe concentra 40% das reservas de gipsita do mundo. Para maiores informações sobre a indústria gesseira da região, visite o site Infogesso.com.br.
As reservas deste mineral são um dos grandes diferenciais da região, estimadas em 1,2 bilhão de tonelada. As jazidas se localizam nos municípios de Araripina, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri.
A Chapada do Araripe, com uma altitude que varia entre 850 e 1.000 metros, é um dos elementos mais marcantes da da economia da região. Nela cultiva-se a mandioca e frutas diversas e encontram-se minerais não-metálicos, como a gipsita.
A economia da Região de Desenvolvimento do Araripe também apresenta potencialidades pelas culturas de subsistência nas áreas de sequeiro e pela pecuária extensiva e agricultura diversificada na Chapada do Araripe.
Outro aspecto econômico é a agropecuária, com uma grande potencialidade de desenvolvimento para agricultura e pequena mineração. Outras fontes de economia são a avicultura, a apicultura e a caprinocultura.
A Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão Pernambucano, representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda os municípios de Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.
Turismo
Araripina possui um importante artesanato baseado em artefatos de couro (foto).
O produto é mais vendido durante as vaquejadas que acontecem na cidade, como o já tradicional Circuito Vaqueiro de Ouro.
Uma das principais atrações é o Museu Municipal, onde são encontradas peças que contam a história da cidade. Objetos curiosos, como peças de uso pessoal de antigos moradores, podem ser observadas no local, além de fotografias, documentos e armas.
A apenas 20 km da cidade, pode-se chegar à Barragem de Lagoa do Barro. O lugar é perfeito para curtir a paisagem do sertão, com direito a pesca e passeio de barco. Vale a pena esperar o belíssimo pôr-do-sol na paisagem da caatinga.
É importante visitar também a Feira do Mercado Produtor, onde ficam pequenos agricultores e pecuaristas. E por falar em feira, a Feira Livre da cidade possui artigos variados e dos mais interessantes.
Outros sites:
Araripina.com.br Portal da cidade de Araripina.
Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.
Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco
|
|