|
População: 61.600 habitantes
Área: 353 km2
Distância do Recife: 252 km
Acessos: BR-232 (a estrada está duplicada até Caruaru). Visite também a seção sobre mapas de Recife e Pernambuco.
História
Antiga povoação e sede do Distrito de Olho d’Água, situada no então município de Cimbres, Arcoverde passou por outras denominações como Olho D’Água dos Bredos e Rio Branco, enquanto foi parte do município de Pesqueira.
Em 1812, já encontram-se referências a povoação Olho d’Água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.
Em primeiro de julho de 1909, o povoado Olho d’Água dos Bredos, pela Lei Estadual Nº 991, foi elevado a categoria de Vila, passando em 12.11.1912 a figurar como Distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.
Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a chamar-se Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11.09.1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.
A mudança do nome Rio Branco foi realizada como uma homenagem ao Cardeal Arcoverde (primeiro cardeal da América Latina, desempenhou importante papel na Igreja do Brasil nas primeiras décadas do século 20, nascido na cidade pernambucana de Pesqueira), em 31.12.1943, pelo Decreto Lei 952.
Administrativamente, o município é formado, apenas, pelo distrito sede e pelo povoado de Caraíbas. Anualmente, no dia 11 de setembro Arcoverde comemora sua emancipação política.
Economia
Agricultura, comércio, serviços, produção de bordados e renascença (foto), são as principais atividades econômicas de Arcoverde. Esses setores empregam grande parte da população, que promove junto à Prefeitura, no mês de dezembro, a Festa do Comércio e Indústria.
A importante infra-estrutura urbana de Arcoverde o coloca numa posição privilegiada, sendo um centro irradiador do comércio, do lazer, cultura e dos serviços nesta microregião. A sede de Arcoverde é considerada um pólo comercial e de serviços, tendo suas portas abertas através do terminal rodoviário e da BR-232, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o Sertão, como também supridor de produtos básicos que são demandados por por cerca de 26 municípios próximos.
Na área comercial de Arcoverde, tem hoje, uma das maiores variedades de produtos, seja no setor de vestuário, móveis, eletro-eletrônicos, construção, seja no setor de serviços, com clínicas médicas, escritórios de advocacias, oficinas, entre outras especialidades. Arcoverde ainda conta com uma Associação Comercial e CDL fortes e atuantes.
No setor de serviços, Arcoverde conta com uma grande gama de opções, como nos setorores de combustíveis, hotéis, panificadoras, drogarias, clínicas médicas, reparação de veículos, informática e contabilidade. Destacamos, ainda, que Arcoverde é um importante pólo médico do interior do Estado, com hospitais públicos e privados, clínicas particulares e dezenas de consultórios médicos em todas as especialidades. Esta área médica e de serviços é hoje uma das principais potencialidades de Arcoverde no campo econômico. Aliado a ela, temos o setor educacional, com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, que hoje atrai estudantes de dezenas de municípios e outros estados, com cursos de Letras, Matemática, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. A Educação e a Saúde são as duas grandes potencialidades do município, atraindo para cá consumidores de toda a região.
Na área de lazer, Arcoverde oferece durante todo o ano uma vasta programação de eventos e shows artísticos, destacando o São João, a Fenospe, a Exposição de Animais e a Festa do Comércio. Arcoverde ainda conta com o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil, o Cine Rio Branco, uma grande casa de espetáculos, O Coliseu – teatros, bares, danceterias e restaurantes que fazem das noites arcoverdeneses uma das mais movimentadas do interior do Estado. Para receber os turistas que sempre vem em busca de lazer ou participar de encontros e congresso que aqui acontecem, Arcoverde oferece cinco bons hotéis – Majestic, Max Hotel, Palace, Serrano Imperial e Hotel Cruzeiro IV, com cerca de 350 leitos, além de uma pousada – Verdes Arcos, totalizando 425 leitos.
Outro grande atrativo de Arcoverde é a sua vasta produção cultural e artística. Terra do Samba de Coco, que tem nos grupos Irmãs Lopes e Raízes de Arcoverde seus maiores expoentes, a Capital do Sertão, como é conhecida também deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado e a Orquestra Super Oara, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como Noda de Caju. Junto a tudo isso, a cidade tem uma vasta gama de artesãos, artistas plásticos, dançarinos que ainda buscam uma melhor estrutura para apresentar seu trabalho. Este é um dos setores que ainda falta investir de forma mais clara, buscando abrir espaços para a exposição e a venda das obras destes artistas, muitos deles anônimos.
Como se vê, Arcoverde é uma cidade dinâmica, com expressões em todos os seus setores, desde a Educação, passando pela Saúde, chegando à cultura.
Arcoverde está incluído na Região de Desenvolvimento do Moxotó, cuja economia é baseada na agropecuária. Nas atividades pastoris, a bovinocultura e a caprinocultura recebem destaque. A área rural apresenta uma atividade agrícola mais diversificada onde, além da cana-de-açúcar, predomina a produção de frutas. As lavouras de subsistência e do algodão também têm grande importância na economia da região. Os rios Pajéu e Moxotó formam as bacias hidrográficas da região.
Turismo
O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com uma localização estratégica e o clima ameno, a cidade é conhecida por ser o berço de alguns dos mais tradicionais grupos de coco de roda (foto) do Estado.
Os principais pontos turísticos de Arcoverde são o Cinema Rio Branco - o mais antigo em funcionamento do Brasil; Morro da Santa Cruz - permite uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade; Fazenda Araras - guarda pinturas rupestres indígenas em pedras; Casa do Cardeal - localizada no Sítio Fundão, guarda a memória do primeiro Cardeal da América Latina; Alto do Cruzeiro - pólo de concentração cultural do Samba de Coco Raízes de Arcoverde e vista panorâmica da cidade; Museu do Índio do Nordeste - o 2º Museu do país com acervo de sete tribos indígenas de Pernambuco;
Outro destaque da cultura de Arcoverde é o cordel. A cidade é berço de cantadores e poetas, como Cordel do Fogo Encantado, Noda de Caju, Super OARA, Lábios de Mel, Adrenalina, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Urucungo, Toninho de Arcoverde, Paulinho Leite, Samba de Coco Irmãs Lopes, Troupernas de Pau e Teatro, Gildo Moreno entre outros artistas. Esta riqueza e diversidade artística fazem com que o município torne-se rico em manifestações populares que envolvam dança, teatro e música.
Durante todo o ano, Arcoverde oferece uma programação para todos os gostos. Os festejos começam em janeiro, quando acontece o Reveillon Popular (shows com trios elétricos e blocos pelas principais ruas da cidade). Já em fevereiro e março podem ser conferidos as atrações do Carnaval dos Bois (desfile de blocos, troças, Baile Municipal na Praça da Bandeira e folia nos bairros), da Festa de São José (manifestações religiosas e shows na comunidade rural de Pedra Vermelha) e da Arcofest (campanha de liquidação do comércio local, com Feirão de automóveis e shows na Praça Virgínia Guerra). Durante a Semana Santa, no mês de Abril, são realizados shows religiosos, missas, procissões no Alto do Cruzeiro e no Morro da Santa Cruz. Em maio, três grandes festas enriquecem o calendário da cidade. São realizados shows artísticos e programação cultural na praça da Bandeira e Praça Virgínia Guerra em comemoração ao dia do Trabalhador, a Fenospe (feira de negócios, shows artísticos e exposição no Estádio Municipal Áureo Bradley) e o Festival do Calangotango (shows artísticos, artesanato, arte e cultura popular na Praça Virgínia Guerra). Em junho é hora dos festejos juninos com Arraial popular, Quadrilhas de Pernas de Pau, manifestações religiosas e o maior São João do sertão de Pernambuco na Praça da Bandeira.
Passado o São João, é realizada, em julho, a Festa do Agricultor com manifestações religiosas e culturais na comunidade rural de Caraíbas. Em Agosto o samba de coco Raízes comemora o seu aniversário através de shows artísticos com grupos culturais de Arcoverde no alto do Cruzeiro. Em setembro é outro mês cheio de atrações. A primeira festa é a de Emancipação do município (festa cívica, cultural e religiosa, shows, missa e desfile cívicos pela Av. Antonio Japiassú e Praça da Bandeira). Tem, também, a Festa da Padroeira, onde acontecem manifestações religiosas, missas, procissões e encontros na Praça do Livramento e a Exposição de Animais, onde são realizados shows artísticos, exposição de animais, leilão, concurso leiteiro e negócios.
Outubro é o mês do Salão da Beleza, Moda e Cultura onde acontecem exposição de lojas de confecções, perfumarias e produtos de beleza. Em novembro é a vez da Semana de Artes Cênicas (espetáculos, oficinas e shows artísticos) e da Festa de São Cristóvão (quermesse, procissão e shows populares). Para finalizar o ano acontece, em dezembro, a Festa do Comércio – Arcoverde dá Sorte.
Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.
Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco
|
|