|
Economia de Pernambuco - Perspectivas
O texto abaixo foi publicado em maio de 2016 na edição regional da Revista Veja, em matéria paga pelo Governo do Estado de Pernambuco.
Pernambuco - Economia e Perspectivas - 2016.
Nos últimos sete anos, Recife e Pernambuco cresceram em um ritmo acima dos demais Estados do Nordeste e do país.
É inegável, porém, que o cenário de incertezas da política econômica nacional acabou afetando também a economia pernambucana. Entretanto, o Estado tem potencial para melhorar e alguns segmentos seguem se destacando.
O setor de logística é um deles, e grandes empresas estão instalando seus centros de distribuição na Região Metropolitana do Recife.
O setor farmacêutico também apresenta grande potencial, pois cresce motivado pela oferta de produtos que vão além de medicamentos.
Além desses, o turismo continua se destacado não só pelas belezas naturais e pelas festas. Eventos e congressos colocam o Recife no ranking das cinco cidades brasileiras que mais recebem o Turismo de Negócios.
Tecnologia da Informação e Comunicação é outro setor de destaque cujo carro-chefe é o Porto Digital, que abriga 259 empreendimentos na área.
Já o setor de energia desponta como uma esperança por meio da criação de alternativas à energia elétrica tradicional.
Vale salientar que apenas o crescimento de alguns segmentos não garante o desenvolvimento econômico. Ele está diretamente relacionado à conduta de quem atua na administração pública, o que torna a discussão sobre ética e economia bastante pertinente.
Tal discussão sobre ética e um panorama de cada um desses setores de destaque no Estado, além de entrevista com o empresário Arnaldo Xavier, você verá nos links a seguir.
»Turismo de Negócios. O turismo de negócios em Pernambuco justifica a retomada de operações hoteleiras, que apostam também no turismo interno.
»Fontes de Energia Alternativas. Empresas e setor energético do Estado investem em fontes renováveis de geração energética.
»Pernambuco: Centro Logístico do Nordeste. A localização estratégica é decisiva para a atraão de investimentos na área de logística.
»Pernambuco Hi-Tech. Estado ganha Centro de Pesquisa da Fiat e se consolida como importante local de investimentos.
»Entrevista com Arnaldo Xavier. Criador da Rota do Mar, maior indústria de confecções de Pernambuco, o empresário traça um panorama do atual cenário econômico do Estado.
|
|