|
População: 58.653 habitantes
Área: 2.423 km2
Distância da capital: 623 km
Acessos:BR-316 e BR-232 (via Salgueiro). Visite mapas de Recife e Pernambuco.
História
Ouricuri foi elevada à categoria de cidade em maio de 1903. Sua fundação, no entanto, é datada de 1939, quando o juiz de direito da Comarca da Boa Vista, Alexandre Bernardino Reis, se transferiu para o local fugindo de uma epidemia de febre, chamada na época de Carneirada.
Em 1841 foi erguida uma capela em homenagem a São Sebastião, dando início ao povoamento. Transformada em município autônomo em 1893, Ouricuri teve como primeiro prefeito o tenente-coronel Elias Gomes de Souza.
O primeiro nome da localidade foi Aricuri que no vocabulário indígena significa "duas serras juntas".
O município é formado pelos distritos sede, Barra de São Pedro e Santa Filomena. A festa da emancipação da cidade ocorre no dia 14 de maio.
Economia
Em Ouricuri, a atividade econômica predominante é a agricultura. Os principais produtos são feijão, algodão herbáceo, mandioca, mamona, milho, cebola e tomate. O rebanho de bovinos, a criação de aves e a pequena mineração são outras fontes de renda do município.
O município de Ouricuri faz parte da Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão pernambucano. Essa região representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda, os municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.
O Araripe concentra ainda 40% das reservas de gipsita do mundo e por isso se caracteriza pela exploração do mineral no chamado Pólo Gesseiro. A extração da gipsita representa 95% da produção nacional de gesso, que propiciou a formação de um parque industrial na região, gerando cerca de 12.000 empregos diretos e 60.000 indiretos.
Turismo
Dentre os principais festejos populares de Ouricuri destacam-se o Carnaval e a festa da Exalação da Santa Cruz. Esses eventos são animados pelos diversos grupos folclóricos existentes na cidade, que levam a moradores e turistas a beleza de espetáculos como a Dança de São Gonçalo e o Bumba-meu-boi.
Outra atração do município é a sua vaquejada, festa ideal para quem quer conhecer um pouco mais da cultura nordestina. Durante o evento, inúmeras barraquinhas comercializam o artesanato produzido na cidade, como panelas de barro e de sandálias de corda.
Outros sites:
»Artesanato de Ouricuri.
Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.
Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco
|
|