|
Parece que o sol voltou mais cedo do que o normal, este ano, em Pernambuco. O habitantes de Tamandaré (a 92 Km do Recife) brincam que o motivo é que os dez anos de emancipação do município, comemorados amanhã, não poderiam ser comemorados debaixo de chuva. O raciocínio faz sentido, uma vez que, mesmo quando ainda era distrito de Rio Formoso, a vocação do lugar é o turismo de praia e o veraneio.
Para comemorar o aniversário da cidade, uma série de atrações vêm sendo posta em prática desde a semana passada, com shows, uma regata ambiental e até mesmo a inauguração de um Posto Policial. Hoje, a Prefeitura faz a apresentação do documentário “Tamandaré de Ponta a Ponta”, da Secretaria de Educação e Desportos, e à noite, o palhoção municipal, no Centro, recebe show de bandas locais. Amanhã, o dia todo é de comemorações, começando pelo desfile de bandas marciais, pela manhã, passando pela final do Campeonato de Futebol Interclubes de Tamandaré, à tarde, e novos shows no palhoção.
A Vila Tamandaré nasceu ainda no século XVI e cresceu no contexto do crescimento da agroindústria açucareira em Pernambuco. A região possuía índices pluviométricos adequados à cultura da cana, reserva abundante de mata para abastecer as fornalhas dos engenhos e um sistema fluvial que facilitava o transporte das cargas de açúcar.
O turismo é, hoje, uma das principais atividades econômicas do município, que tem, na extensão de 16 Km de suas praias, todas contidas dentro de uma área de proteção ambiental federal, a sua principal atração. Entre elas, a mais famosa é a Praia dos Carneiros, considerada hoje a "menina dos olhos" do turismo pernambucano e que vem despertando os olhares e volumosos investimentos estrangeiros.
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.
Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco
|
|