|
Porto de Galinhas: hoteis, restaurantes, bizus
Leia também:
«Praias de Pernambuco.
«Praia de Boa Viagem.
Ver hoteis e pousadas em Porto de Galinhas.
Ver alguns restaurantes em Porto de Galinhas
»Relatório: visita a Porto de Galinhas, agosto de 2012.
Porto de Galinhas é uma praia situada no município de Ipojuca, a aproximadamente 60 km ao sul do Recife.
Porto de Galinhas é uma praia de boa infra-estrutura situada fora da capital do Estado; nesse sentido, ela é comparável a outras praias famosas do Nordeste, como Pipa (próxima a Natal), Tambaba (próxima a João Pessoa), Canoa Quebrada e Jericoacoara (próximas a Fortaleza).
Há outras praias nas cercanias de Porto de Galinhas, como Muro Alto (a praia imediatamente anterior, para quem vem do Recife) e Serrambi (um pouco adiante de Porto); dada a proximidade, é comum referir-se a essas praias também como Porto de Galinhas.
Ipojuca tem sido o município com mais altas taxas de crescimento em Pernambuco, graças principalmente ao turismo em Porto de Galinhas e Muro Alto e aos investimentos industriais atraídos pelo Porto de Suape; em alguns anos, a economia de Ipojuca será a segunda maior de Pernambuco, ultrapassando cidades tradicionais como Olinda e Jaboatão, ficando atrás apenas da capital Recife.
Origem do nome
Porto de Galinhas, Ipojuca
Em Porto de Galinhas não há porto, e nunca houve nenhuma concentração particularmente alta de galinhas (embora atualmente as esculturas de galinhas d'angola estejam espalhadas por toda a cidade).
Na segunda metade do século 19, a Lei Eusébio de Queirós proibiu a entrada de novos escravos no Brasil. O comércio interno (dos escravos que já estavam no Brasil), embora fosse tolerado, estava submetido a grandes restrições (já que agora era necessário proibir o tráfico internacional), o que gerava burocracia e corrupção nos portos oficiais, como Recife e Goiana.
As águas calmas da costa de Porto de Galinhas foram então escolhidas pelos mercadores para fundear navios que traziam escravos que abasteciam os engenhos pernambucanos e nordestinos. A palavra "galinhas" era o código que designava os escravos.
Porto de Galinhas, o local por onde chegavam as galinhas, teve como primeira atividade econômica o desembarque de escravos.
Belezas Naturais de Porto de Galinhas
Alguns fatores diferenciam Porto de Galinhas de suas congêneres como Pipa ou Canoa Quebrada.
Por exemplo, a topografia. Porto de Galinhas é plana, sem as dunas e falésias que caracterizam a costa mais ao norte. Isso facilita o acesso e torna a paisagem mais horizontal, propiciando aquelas vistas paradisíacas de longos trechos de praias com coqueiros.
Outra diferença são os arrecifes. Embora eles estejam presentes por toda a costa até as proximidades de Touros, em Pernambuco observa-se que eles são mais contínuos e mais próximos à costa, o que faz com que se observem trechos de água tranquila; na maré baixa, os recifes e ondas tranquilas propiciam a formação das famosas piscinas naturais.
|
|