Recife

Restaurante Munganga e Paellero, Porto de Galinhas





Nossa visita ao restaurante Munganga e Paellero

«Recife
«Porto de Galinhas


Em visita a Porto de Galinhas em 2012, a equipe do Viagem de Ferias almoçou nos restaurantes Paellero e Munganga.

Munganga é uma palavra nordestina que significa "careta", daí a decoração do local ser baseada em máscaras fazendo caretas.

Há, na verdade, dois restaurantes que compartilham uma grande área à beira-mar: o Munganga Bistrô e o Paellero, ambos inaugurados em 2002. Os ambientes são bastante distintos: o Paellero fica próximo à praia, tem estrutura mais despojada, e vista para o mar, enquanto o Munganga tem decoração mais sóbria (mobília mais nobre, luz de velas à noite)

Cada casa tem um cardápio separado, mas pode-se sentar numa casa e pedir pratos da outra; há opções de todo tipo de prato ("nadadores, voadores, andarilhos das profundezas", pratos regionais, etc), mas o forte são os pescados e frutos do mar.

Atualização, 2015: o Paellero foi fechado, e suas instalações foram ocupadas pelo Munganga; como os dois restaurantes eram associados, é bem provável que o cardárpio do Paellero tenha sido incorporado ao Munganga.







Há uma entrada pela Avenida Beira-Mar (próxima ao início do calçadão) e uma pela areia da praia (acesso ao Paellero);  entre os dois restaurantes, fica um espaço ao ar livre, com jardins e tanques d'água. Os restaurantes oferecem também serviço em mesinhas na areia da praia.









Acima, algumas opções dos cardápios, com os respectivos preços em agosto de 2012.
As páginas em amarelo são do Paellero, e as em branco são do Munganga.







Viagem de Ferias experimentou dois pratos (fotos acima): a paella andaluzia (com camarões, mexilhões, polvo e anéis de lula) para duas pessoas do Paellero, e o peixe Terra Mar (filé de pescada amarela grelhado com molho cremoso de camarões, champignons e alcaparra, com arroz branco e legumes cozidos) para uma pessoa do Munganga.

Ambos os pratos estavam muito bons, com tempero no ponto certo, sem muitas inovações; a paella estava mais carregada na lula, com pouco polvo.
Observação: nós nos sentamos próximos ao mar; nossa posição permitia vista privilegiada do mar, mas em contrapartida a brisa marítima esfriou os pratos rapidamente.



De sobremesa, um petit gateau, servido comme il faut: sorvete cremoso, bolo quentinho, calda de chocolate espalhando-se pelo prato.

Avaliação do Viagem de Ferias: bons pratos, preços condizentes com a qualidade e o ambiente, dentro do padrão de Porto de Galinhas.

Veja outros restaurantes em Porto de Galinhas.