|
Museus no Rio de Janeiro
«Rio de Janeiro.
«Cultura.
A cidade do Rio de Janeiro conta com quase uma centena de Museus e Centros Culturais (isso apenas na capital, sem contar os museus em outras cidades históricas como Petrópolis e Teresópolis).
A maior parte desses museus e centros culturais encontra-se no Centro e bairros das proximidades, como Lapa e São Cristóvão; entretanto, também nos bairros mais turísticos (Copacabana, Ipanema), próximos aos hoteis da cidade, encontram-se diversas opções culturais.
Abaixo, uma lista dos principais museus do Rio; visite os sites ou entre em contato telefônico para se informar sobre horários de abertura (vários museus exigem pré-agendamento) e preços de entrada (dica: muitos Museus oferecem entrada gratuita aos domingos).
»Museu Nacional.
Quinta da Boa Vista, s/nº - São Cristóvão.
É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e de antropologia da América Latina. O acervo reúne cerca de 20 milhões de peças distribuídas entre as coleções de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia.
»Museu da Republica (Palácio do Catete).
Rua do Catete, 153 - Catete.
O Museu da República ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (assim chamado durante o Império), depois renomeado Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi a sede da Presidência da República no Brasil.
Foi inaugurado como museu em 15 de novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília.
O Museu da República tem como missão contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural do país, visando à valorização da dignidade humana, à universalidade do acesso e o respeito à diversidade cultural.
»Museu Histórico Nacional.
Praça Marechal Âncora, s/nº - Praça Quinze de Novembro - Centro.
Criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 350.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática (selos) da América Latina.
»Museu Nacional de Belas Artes.
Avenida Rio Branco, 199 - Cinelândia - Centro.
O acervo contém cerca de 18 mil obras de arte, incluindo obras trazidas por D. João VI de Portugal, a coleção reunida por Joachin Lebreton (chefe da Missão Artística Francesa) e obras do séculos XIX e XX. Um dos grandes destaques é a tela "Primeira Missa no Brasil", de Vitor Meireles, que foi recentemente restaurada.
»Museu da Imagem e do Som.
Praça Rui Barbosa, 1 - Praça Quinze - Centro.
O MIS lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual, que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras. Além de ter se qualificado num centro de documentação de música e imagem, foi também um centro cultural de vanguarda nas décadas de 60 e 70 do século XX, lugar de encontros e de lançamento de idéias e novos comportamentos.
»Museu Histórico e Diplomático.
Av. Marechal Floriano, 196 - Centro.
O Museu aloja um acervo diversificado e de significado histórico em um dos edifícios de maior importância arquitetônica do Rio de Janeiro, oferecendo ao público visitante um panorama da história diplomática brasileira.
Visitas guiadas por monitores, com duração de 45 minutos.
»Museu de Arte Sacra.
Av. República do Chile, 245 - Centro.
O Museu possui um arquivo precioso com mais de 4.000 peças registradas, tais como: escultura, pintura, mobiliário, prataria, porcelana, medalhística, condecorações, joalheria, objetos devocionais, coleção João Paulo II, etc.
»Museu de Astronomia.
Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), criado em 1985, trabalha com a preservação e divulgação da memória científica nacional e com projetos desenvolvidos na área de história da ciência, museologia e educação em ciências.
»Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial.
Av. Infante Dom Henrique, 75 - Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro do Flamengo.
Construído em 1960, o Monumento inclui, além do Museu, o Mausoléu com os restos mortais dos heróis dos campos de batalha italianos, túmulo do Soldado Desconhecido, lago e obras dos artistas Ceschiatti e Anísio Araújo de Medeiros.
»Museu Naval.
Rua Dom Manuel, 15 - Praça Quinze de Novembro - Centro.
Integram o acervo, maquetes de navios, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, enriquecidos com recursos interativos de som e imagem.
Entrada franca, mas visitas devem ser pré-agendadas.
»Museu dos Fuzileiros Navais.
Praça Barão de Ladário, s/nº - Ilha das Cobras - Centro.
O Museu está localizado na Ilha das Cobras, nas antigas galerias subterrâneas; o acervo reúne peças de uniformes, pratarias, armamentos, medalhas, documentos e pinturas.
»Museu do Indio.
Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo.
O Museu do Índio é uma instituição governamental que se coloca a serviço da sociedade a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas. A preservação de suas tradições e o respeito pela diversidade étnica são elementos essenciais para a afirmação da cultura de cada um dos 270 grupos que vivem hoje no Brasil.
»Museu Judaico.
Rua México, 90 - 1º andar - Centro.
O Museu mantém exibições permanentes sobre a história da comunidade judaica no Rio e as tradições do judaísmo em todos os seus aspectos (religioso, cultural e histórico), realiza exposições e promove pesquisas acadêmicas sobre imigração.
»Casa Histórica de Deodoro.
Praça da República, 197 - Centro.
Situada no antigo Campo de Santana, de onde o Marechal Deodoro da Fonseca saiu para proclamar a República.
»Museu Aeroespacial.
Av. Marechal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos.
São quase 1000 objetos catalogados dos principais pioneiros da aviação e as aeronaves mais antigas, o 14-Bis e o Demoiselle, além de coleções de armamento aéreo, uniforme e pinturas. Dispostos ao longo do prédio, 5 hangares exibem mais de 80 aeronaves, dentre elas aviões da I e II Guerra Mundial, os primeiros jatos militares e o famoso P-47 Thunderbolt.
»Forte de Copacabana.
Praça Coronel Eugênio Franco, 1 - Posto Seis - Copacabana.
Vale a visita tanto ao Forte como ao Museu Histórico do Exército, em seu interior.
»Museu Villa Lobos.
Rua Sorocaba, 200 - Botafogo.
Discos, programas de concertos nacionais e internacionais, partituras relativas ao compositor e maestro carioca Heitor Villa-Lobos.
»Museu Amsterdam Sauer.
Rua Garcia D'Ávila, 105 - Ipanema.
»Museu H. Stern.
Rua Garcia D'Ávila, 113 - Ipanema.
Lado a lado em Ipanema, dois museus que exibem pedras preciosas, tanto brutas como lapidadas.
»Museu Castro Maya.
Estrada do Açude, 764 - Alto da Boa Vista.
Instalações permanentes de artistas brasileiros contemporâneos como Iole de Freitas, Anna Maria Maiolino, Helio Oiticica, Nuno Ramos, Lygia Pape e José Resende encontram-se também no parque do Museu.
Sua sede abriga importante coleção de azulejaria portuguesa dos séculos XVII a XIX, móveis coloniais brasileiros e uma das mais significativas coleções de arte oriental em instituição pública no Brasil, com exemplares de escultura chinesa, indiana, porcelanas chinesas e serviços de jantar da Companhia das índias.
|
|