|
Carnaval no Rio
«Rio de Janeiro.
«Eventos no Rio.
O Carnaval é o maior evento do Rio.
O Carnaval atrai milhares de visitantes; em 2010, foram 700.000 turistas, tanto brasileiros de outros Estados como estrangeiros de todas as partes do mundo (as festas de Ano Novo em Copacabana são vistas por mais de 2 milhões de pessoas, mas esse número inclui um imenso contingente de cariocas).
Diversos sites em língua inglesa referem-se ao Desfile das Escolas de Samba, evento maior do Carnaval do Rio, como "the greatest show on Earth", ou o maior espetáculo da Terra.
Leia mais sobre o Carnaval no Sambódromo do Rio.
Importante: reserve com antecedência seu hotel no Rio para o Carnaval (muitos foliões, tão logo acabam o carnaval, já fazem a reserva para o ano seguinte); em 2010, os hoteis ficaram lotados.
Veja sugestões de hoteis em Copacabana, hoteis em Ipanema e hoteis no Centro.
O carnaval é popular no Rio por conta de raízes históricas. Os festejos do Entrudo foram introduzidos na cidade pela Corte Portuguesa; com a Independência, os brasileiros, até como maneira de firmar a identidade nacional, passaram a promover cada vez mais o entrosamento entre as classes superiores e as populares, e nesse sentido o carnaval foi ganhando espaço.
E hoje, ele ocupa praticamente todo o espaço do Rio: os festejos ocorrem nas ruas, em salões e no sambódromo.
Carnaval de Rua
O carnaval de rua, legítimo herdeiro do Entrudo, manifesta-se principalmente na forma de blocos; muitos dos blocos nasceram espontaneamente de grupos de amigos que improvisaram instrumental e resolveram cair na rua.
A principal rua de desfile dos blocos é a Avenida Rio Branco, no Centro; ali desfilam alguns blocos tradicionais, com décadas de existência, como Flor do Estácio, Vassourinhas, Gaviões do Mar. O vídeo ao lado mostra o Bloco Cordão do Boi Tolo, na Rio Branco, em 2009.
Os blocos, entretanto, espalham-se por todos os bairros, desde os mais periféricos até os mais elegantes, como Copacabana e Ipanema.
Em 2010, 460 blocos se inscreveram junto à Prefeitura para desfilar pelas ruas do Rio, sendo 214 nos bairros da Zona Sul; ver programação dos blocos de carnaval do Rio em 2010.
A participação nos blocos é gratuita e não requer nem ensaio nem pré-inscrição; basta comparecer e entrar na festa.
Carnaval de Salão
Muito conhecidos também são os festejos de salão, que ocorrem em clubes, hoteis e outros recintos fechados.
O baile de salão foi a forma que parte da antiga elite encontrou para não se misturar com a multidão; hoje, entretanto, a única restrição é econômica: paga-se uma entrada para ter acesso aos salões.
Os bailes mais famosos são os que ocorrem na Casa de Shows Scala, como o Baile do Vermelho e Preto (sexta-feira) e o mais disputado de todos, o Gala Gay (terça-feira). Até 2008, o desfile de fantasias do Hotel Glória era ponto alto do carnaval de salão; desde 2009, ele não tem sido realizado.
Como acontece com o carnaval de rua, por toda a cidade são organizados bailes de salão. Associações de classe, clubes de bairro, grandes hoteis (como o Copacabana Palace), as maiores escolas, todos fazem seus bailes. Todos os grandes clubes, como o Flamengo, o Botafogo, o América costumam organizar sessões infantis.
Carnaval no Sambódromo
O sambódromo é palco do desfile das escolas de samba.
Ver carnaval no sambódromo do Rio.
|
|