Rio de Janeiro

Reveillon e Ano Novo em Copacabana

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Reveillon e Ano Novo

«Rio de Janeiro.
«Eventos no Rio.

A festa de Reveillon e Ano Novo em Copacabana é a mais conhecida do Brasil; na entrada do ano de 2010, havia 2 milhões de pessoas em Copacabana.
E a multidão aumenta a cada ano, pois quem vem uma vez fica apaixonado e sempre procura retornar.

Dica importante: reserve um hotel com a maior antecedência possível; os hoteis costumam ficar lotados.
Veja lista de hoteis em Copacabana e hoteis em Ipanema.

E o que atrai tantas pessoas a Copacabana?
Alguns motivos:

  • A queima de fogos. Em 2010, foram utilizadas 16 toneladas de fogos, que proporcionaram um espetáculo de mais de quinze minutos.
    Os fogos são colocados em 16 balsas na baía da Guanabara, a uma distância que permite visualizar a beleza dos brilhos com toda segurança; as explosões ocorrem de forma sincronizada com o som que sai de altos falantes postados na praia.
    A cada ano, tecnologias mais avançadas são empregadas para aumentar o encanto dos fogos; em 2010, os fogos formaram no céu retratos do Corcovado, do Cristo Redentor e das Olimpíadas de 2016.

  • A beleza do Rio.
    O Corcovado, o Cristo, as praias, o charme de Copacabana e Ipanema, todas as belezas do Rio estao lá.
    Além de Copacabana, o Governo promove festejos em diversos outros pontos da cidade (ver programação).
    O Ano Novo ocorre no verão do Rio; dia ensolarado, praias, brisas; durante a noite, a chuva, se ocorrer, é leve, e ajuda a aliviar o calor. Nenhum outro local do mundo em que o Ano Novo é comemorado em clima tropical tem beleza comparável à do Rio.
    Na Europa e nos Estados Unidos, o Ano Novo ocorre no inverno; as pessoas tem que usar botas, gorros e cachecol. No Rio, a vestimenta é a mais leve possível, desde que seja branca.

  • A paz e a força espiritual do evento.
    Todos vem a Copacabana em clima de confraternização. Pessoas de todas as classes sociais (o evento é absolutamente gratuito), idades, religiões, cores e ideologias se confraternizam. Há uma mistura completa de cariocas, brasileiros e estrangeiros.
    Cada um faz um balanço do ano que passou, e todos buscam inspiração e força espiritual para começar o ano novo.

  • Shows musicais.
    Diversos palcos são armados ao longo da praia, para apresentação de artistas e grupos de todos os gêneros musicais.
    Em 2010, entre outros, o público pôde escutar: Lulu Santos, Beth Carvalho, Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown, Escolas de Samba do Salgueiro e de Nilópolis, Orquestra Sinfônica da Petrobrás, e vários outros (e tudo de graça). Ver programação oficial do Reveillon 2010 em Copacabana.

  • Segurança e organização.
    A Polícia, os bombeiros, os hospitais, a Defesa Civil e vários outros órgãos montam um esquema especial de prontidão; o metrô circula ininterruptamente; ônibus e táxis tem circulação restrita, para facilitar o acesso de pedestres.
    Apenas vendedores previamente cadastrados podem atuar durante a festa. A venda de bebidas em garrafa é proibida, assim como soltar fogos na areia.
    O reveillon é o segundo maior evento turístico do Rio (atrás apenas do Carnaval), acompanhado pela imprensa de todo o mundo, e por isso os Governos do Estado e do Rio não medem esforços para que ele seja bem sucedido.

    Todos esses fatores fazem com que o Ano Novo de Copacabana seja o melhor do Brasil.