|
Hospedagem de Luxo no Rio: Hotel Glória
«Rio de Janeiro.
«Hoteis no Rio de Janeiro.
«Hoteis no Centro do Rio.
Localização: Rua do Russel, 632 - Glória.
O Hotel Glória está em reforma, prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2011. O hotel será reaberto com o novo nome de Glória Palace.
Inaugurado em 1922, a tempo de receber chefes de Estado para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o Hotel Glória, no Rio de Janeiro, foi de longe o mais luxuoso do país em sua época.
O Glória tinha fachada elegante, cassino, teatro, salões de festa suntuosos, a poucos metros do mar; foi o primeiro a ter banheiros e telefones em todos os 180 quartos. Os convidados que vieram para a Exposição Universal no Rio, em setembro de 1922, ficaram impressionados com a modernidade do prédio.
De lá para cá, porém, o Glória passou por tantas modificações e ampliações que perdeu de vista o projeto original, de autoria do francês Jean Gire, o mesmo que projetou o Copacabana Palace e o Palácio das Laranjeiras, entre outros clássicos edifícios cariocas. Até mesmo o mar foi afastado do Glória, com a construção do Aterro do Flamengo.
Daqueles tempos, restou apenas a localização privilegiada, nas proximidades do aeroporto Santos Dumont, das empresas e bancos da Avenida Chile e do centro do Rio, da boemia da Lapa e das igrejas mais tradicionais do Rio. E essa posição estratégica foi o que bastou para o empresário Eike Batista (o homem mais rico do Brasil) se interessar em recuperar o glamour perdido pelo Glória; contribuiu também a proximidade do hotel com a Marina da Glória, cuja concessão também foi obtida por Eike Batista.
"Seria mais rápido e cômodo demolir o Glória e construir um hotel inteiramente novo, mas a intenção não é ganhar dinheiro rápido com esse empreendimento; queremos presentear o Rio com a recuperação do glamour do Glória. É um projeto para a cidade, daqueles de matar paulista de inveja", informa Eduardo Sardinha, gerente de entretenimento do grupo EBX.
Para reencontrar o encanto perdido pelo Glória, o escritório HMA Arquitetura e Planejamento, contratado pela EBX, elaborou um estudo minucioso das fachadas frontal e laterais originais e montou uma equipe multidisciplinar, composta por historiadores, arquitetos e especialistas em restauração de alvenaria e argamassa, para pesquisar plantas e fotos antigas do prédio.
Documentos importantes foram encontrados em registros históricos no Arquivo Geral da Cidade, no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Museu da República e no próprio hotel.
"Foi um trabalho investigativo, que exigiu mais esforços do que imaginávamos, mas o resultado vai valer a pena", diz Sardinha. Ele não esconde que a ambição de Eike é fazer do hotel novamente o mais luxuoso do Brasil, associando ao glamour de antigamente equipamentos de ponta.
O novo Glória reduzirá os atuais 621 apartamentos para apenas 231, classificados em quatro níveis: os executivos, de 38 metros quadrados, as suítes júnior, de 50 metros quadrados, as suítes executivas, de 70 metros quadrados, e a suíte presidencial, de 182 metros quadrados. "Não haverá concorrentes entre os hoteis no Rio com tanto espaço e conforto", afirma Sardinha.
|
|