Rio de Janeiro

Hotel Glória

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Hospedagem de Luxo no Rio: Hotel Glória

«Rio de Janeiro.
«Hoteis no Rio de Janeiro.
«Hoteis no Centro do Rio.

Localização: Rua do Russel, 632 - Glória.

O Hotel Glória está em reforma, prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2011. O hotel será reaberto com o novo nome de Glória Palace.

Inaugurado em 1922, a tempo de receber chefes de Estado para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o Hotel Glória, no Rio de Janeiro, foi de longe o mais luxuoso do país em sua época.

Hotel Gloria Palace

O Glória tinha fachada elegante, cassino, teatro, salões de festa suntuosos, a poucos metros do mar; foi o primeiro a ter banheiros e telefones em todos os 180 quartos. Os convidados que vieram para a Exposição Universal no Rio, em setembro de 1922, ficaram impressionados com a modernidade do prédio.

De lá para cá, porém, o Glória passou por tantas modificações e ampliações que perdeu de vista o projeto original, de autoria do francês Jean Gire, o mesmo que projetou o Copacabana Palace e o Palácio das Laranjeiras, entre outros clássicos edifícios cariocas. Até mesmo o mar foi afastado do Glória, com a construção do Aterro do Flamengo.

Daqueles tempos, restou apenas a localização privilegiada, nas proximidades do aeroporto Santos Dumont, das empresas e bancos da Avenida Chile e do centro do Rio, da boemia da Lapa e das igrejas mais tradicionais do Rio. E essa posição estratégica foi o que bastou para o empresário Eike Batista (o homem mais rico do Brasil) se interessar em recuperar o glamour perdido pelo Glória; contribuiu também a proximidade do hotel com a Marina da Glória, cuja concessão também foi obtida por Eike Batista.

"Seria mais rápido e cômodo demolir o Glória e construir um hotel inteiramente novo, mas a intenção não é ganhar dinheiro rápido com esse empreendimento; queremos presentear o Rio com a recuperação do glamour do Glória. É um projeto para a cidade, daqueles de matar paulista de inveja", informa Eduardo Sardinha, gerente de entretenimento do grupo EBX.

Hotel Gloria Palace

Para reencontrar o encanto perdido pelo Glória, o escritório HMA Arquitetura e Planejamento, contratado pela EBX, elaborou um estudo minucioso das fachadas frontal e laterais originais e montou uma equipe multidisciplinar, composta por historiadores, arquitetos e especialistas em restauração de alvenaria e argamassa, para pesquisar plantas e fotos antigas do prédio.
Documentos importantes foram encontrados em registros históricos no Arquivo Geral da Cidade, no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Museu da República e no próprio hotel.

"Foi um trabalho investigativo, que exigiu mais esforços do que imaginávamos, mas o resultado vai valer a pena", diz Sardinha. Ele não esconde que a ambição de Eike é fazer do hotel novamente o mais luxuoso do Brasil, associando ao glamour de antigamente equipamentos de ponta.

O novo Glória reduzirá os atuais 621 apartamentos para apenas 231, classificados em quatro níveis: os executivos, de 38 metros quadrados, as suítes júnior, de 50 metros quadrados, as suítes executivas, de 70 metros quadrados, e a suíte presidencial, de 182 metros quadrados. "Não haverá concorrentes entre os hoteis no Rio com tanto espaço e conforto", afirma Sardinha.