|
Olimpíadas Militares - Edições Anteriores
«Rio de Janeiro.
Em Julho de 2011, o Rio de Janeiro será sede dos V Jogos Mundiais Militares, um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Essa página traz mais informações sobre a História das Olimpíadas Militares.
A relação entre Olimpíadas e Exércitos é muito antiga; as primeiras Olimpíadas da Grécia Antiga eram disputadas por soldados gregos (mulheres não podiam sequer assistir às disputas).
A partir da recriação das Olimpíadas dos tempos modernos, em 1896, os jogos passaram a ser disputados por atletas civis (militares podem também participar, mas esse atributo não faz nenhuma diferença nas competições).
Em 18 de fevereiro de 1948, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, foi criado o Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM - Conseil International du Sport Militaire).
O lema da CISM é "Amizade Através do Esporte" (Friendship through Sport).
A CISM passou a organizar eventos mundiais que reunissem apenas atletas militares.
Atualmente, durante mais de 300 dias por ano ocorre algum evento esportivo que reúne atletas militares; por exemplo, em novembro de 2010 o Rio de Janeiro sediou o 45º Campeonato Mundial Militar de Tiro.
Os países que compõem a CISM (atualmente, são 133) sentiram a necessidade de reunir o maior número de atletas possível em um grande evento, similar aos Jogos Olímpicos.
Assim, em 1995, na celebração dos 50 anos do final da Segunda Guerra, realizaram-se os I Jogos Olimpicos Mundiais Militares.
Os Jogos ocorreram em Roma, de 4 a 16 de setembro de 1995. Atletas de 93 países estavam presentes. Vários dos competidores que poderiam ter se enfrentado nos campos de batalha estavam disputando medalhas nos campos esportivos.
Vale a pena mencionar alguns dos números dos Jogos de Roma.
Número de países participantes: 93.
Número de atletas: 4017.
Modalidades disputadas: 17.
Número de espectadores: 500.000
Cerimônia de abertura: 30.000 espectadores, incluindo o Papa João Paulo II, o Presidente e o Primeiro Ministro da Itália.
Esses números grandiosos atencipavam o sucesso que seriam os Jogos seguintes.
Os II Jogos ocorreram em Zagreb, na Croácia em 1999; contou com 6734 atletas de 82 países.
Os III Jogos Mundiais Militares ocorreram em Catânia, na Itália, em 2003, com mais de 7 mil atletas de 87 países.
Os IV Jogos ocorreram em 2007, na cidade de Hyderabad, na India. Por conta da distância, houve redução no número de atletas (ao redor de 5 mil), mas, refletindo a importância que os países veem na competição, houve aumento no número de nações participantes (recorde de 101 países).
Nesses Jogos, a Rússia foi o país com mais medalhas (total de 100 medalhas), seguida por China, Alemanha e Itália; o Brasil conquistou 3 medalhas.
Em 25 de maio de 2007, na cidade de Ouagadougou, capital do país africano Burkina Faso, o CISM anunciou que o Brasil seria a sede dos V Jogos Mundiais Militares, em 2011.
A maioria das competições ocorrerá nos mesmos recintos dos Jogos Pan Americanos de 2007.
O evento está tendo apoio dos Governos Federal e Estadual. O Presidente do CISM, Major General Gianni Gola, teve encontros no Brasil e na Europa com diversas autoridades brasileiras.
O alojamento que abrigará os atletas está atualmente em construção no terreno do 31º Grupo de Artilharia de Deodoro, com os custos divididos entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
Os Jogos Militares certamente atrairão a atenção de muitas pessoas para o Rio e o Brasil, aumentando assim o movimento nos hoteis e no turismo em geral.
Os Jogos Militares serão também um preparativo da cidade e dos cariocas para receber os dois grandes eventos mundiais que se seguirão, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
|
|