|
Restaurantes franceses no Rio
«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.
»Olympe.
Rua Custódio Serrão, 62 - Jardim Botânico.
O Olympe coleciona diversos títulos, como o de restaurante três estrelas (cotação máxima) do Guia Quatro Rodas e o de melhor restaurante francês do Rio em 2010 do júri da Revista Veja.
O nome Olympe é uma homenagem à mãe do chef e dono do restaurante, o francês Claude Troisgros.
Pioneiro na valorização dos ingredientes tupiniquins, o chef está sempre antecipando tendências; praticamente todas as verduras e legumes utilizados na cozinha são orgânicos, produzidos por uma empresa da qual Troigros é sócio.
Os preços, embora evidentemente acima da média, são supreendemente módicos para um restaurante de tão alta categoria; abaixo, imagem do menu de especialidades do Olympe datada de maio de 2010.
Troigros oferece também um menu degustação (menu confiance).
»Le Pre Catelan.
Avenida Atlântica , 4240 - dentro do Hotel Sofitel Rio - ver hoteis no Rio.
Do site: Sofisticação faz do Le Pré Catelan um dos Restaurantes mais Premiados do Brasil
Alta Gastronomia na Cidade Maravilhosa: um dos melhores franceses do Brasil.
O restaurante Le Pré Catelan, um dos mais conceituados da gastronomia no Brasil, subiu ao patamar do seleto grupo que possui a cotação máxima de três estrelas no Guia Quatro Rodas (ver lista dos restaurantes estrelados no Rio em 2010), avaliado em sistema inspirado no Guia Michelin, e o chef Roland Villard, que comanda o restaurante há mais de dez anos, foi eleito pelos profissionais da publicação o "chef do ano".
Com projeto arquitetônico arrojado, o restaurante apresenta um bar revestido de madrepérola importada das Filipinas, mesas com vista para a praia de Copacabana, lustres de cristais austríacos Swarowski e iluminação com lâmpadas led, de alta tecnologia, que dão ao ambiente nuances de cores, que, graças a uma programação especial, podem ser trocadas automaticamente.
Oferece ainda um serviço exclusivo: o "Table du chef". O convidado é recebido especialmente pelo chef Roland Villard em seu escritório, na cozinha do Sofitel, e pode degustar um jantar preparado especialmente para ele. Na ocasião, um menu tipo degustação, sem limite de pratos, é oferecido pelo chef. Ao final da maratona gastronômica, o cliente recebe um certificado, junto com o menu degustado."
»Agraz.
Avenida Vieira Souto, 460 - Ipanema - dentro do Caesar Park Ipanema.
O cardápio tem supervisão do chef Erick Jacquin, de São Paulo; no Agraz, os pratos são menos ousados do que em São Paulo, seguindo uma linha mais clássica.
»66 Bistrô.
Avenida Alexandre Ferreira, 66 - Jardim Botânico.
Do site: "Tradição e aromas da terra se harmonizam com charme e estilo no 66 Bistrô, restaurante do chef Claude Troigros, comandado pelo filho Thomas, quarta geração de mestres cozinheiros.
A casa segue a proposta de um bistrô tipicamente parisiense, concebido para agradar o gosto carioca, servindo pratos coloquiais da família francesa, segundo o padrão Troigros.
O cardápio revela o que a culinária francesa tradicional tem de melhor, com ênfase nos sabores caseiros – do pão feito na casa, como as famosas gorgeres, às sobremesas clássicas, como a torta de maçã."
»Le Vin Bistrô.
Tem três casas em São Paulo e duas no Rio:
Rua Barão da Torre, 490 - Ipanema e
Avenida das Américas, 4666 - Barra da Tijuca.
Um cardápio amplo, que vai de sanduíches a sofisticados pratos principais, passando por tartines e ostras, e uma excelente adega, que privilegia os vinhos franceses, argentinos e chilenos, garantem o sucesso da casa.
O restaurante é pequeno, é recomendável reservar com antecência.
|
|