Rio de Janeiro

Restaurantes Italianos no Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Cozinha Italiana no Rio

«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.

Se o Rio já é conhecido por ser importante polo gastronômico, é possivelmente no setor de culinária italiana que mais se encontram opções de restaurantes de alto nível.

Abaixo, seleção dos restaurantes mais conhecidos.

»Quadrifloglio.
Rua J. J. Seabra, 19 - Jardim Botânico.
O Quadrifloglio recebeu Duas Estrelas do Guia Quatro Rodas, que o considerou o melhor restaurante italiano do Rio em 2010.
Do site:
"Há mais de 20 anos instalado em uma simpática casa na bucólica Rua J.J. Seabra, no Jardim Botânico, o restaurante Quadrifoglio é um dos pilares da culinária italiana no Rio de Janeiro.
Fundado pela chef Silvana Bianchi, uma das primeiras mulheres a comandar a cozinha de um restaurante de alto nível (território, até então, povoado por homens, em sua maioria estrangeiros) e criadora de clássicos da gastronomia carioca, como os Raviólis de Pera e Gorgonzola e o de Maçã com Sementes de Papoula, o Quadrifoglio ressurge renovado, incrementando ainda mais a contemporânea e, ao mesmo tempo, tradicional gastronomia criada por Silvana."

Oferece menu executivo, com preços mais acessíveis, durante os dias úteis.

»Cipriani.
Avenida Atlântica, 1702 - Copacabana.
Restaurante Cipriani Esse é um dos dois restaurantes do Hotel Copacabana Palace - ver outros hoteis em Copacabana.
Do site: "O Restaurante Cipriani é um dos mais sofisticados e elegantes restaurantes do Rio de Janeiro. Aberto para o almoço e jantar, o premiado Cipriani oferece o melhor da culinária do norte da Itália em um ambiente opulento e aconchegante."
O chef que comandava o restaurante desde a inauguração em 1994, o italiano Francesco Carli, passou ao posto de gerente dos restaurantes do hotel; o novo Chef, Nicola Finamore, está preparando um novo menu com pratos tanto tradicionais, tanto inovadores da cozinha italiana.

»Gero.
Rua Aníbal de Mendonça, 157 - Ipanema.
Um dos restaurantes mantidos pela família Fasano, que controla outros restaurantes e hoteis de alto padrão no Rio e em São Paulo.
O Gero acumula diversos títulos, como a eleição pela revista Veja como o melhor restaurante italiano do Rio em 2010, e a conquista de Uma Estrela no Guia Quatro Rodas 2010; veja também essa crítica de um comensal.
No almoço, o menu executivo tem preços mais em conta.
Grupos de até quatro pessoas podem reservar a mesa que fica dentro da cozinha e acompanhar de perto o trabalho dos cozinheiros.

»D'Amici.
Rua Antônio Vieira, 18 - Leme.
O nome significa Restaurante dos Amigos.
A casa foi aberta em 1999, comandada, na cozinha e no salão, pelos próprios sócios e amigos.
Dos quatro amigos, hoje dois continuam na sociedade; o restaurante permanece com o atendimento pessoal e o salão cheio de amigos.
Veja resenhas da Veja e de um visitante.

»Margutta.
Avenida Henrique Dumont, 62 - Ipanema.

»Marguta Cittá.
Avenida Graça Aranha, 1 - Centro.
No segundo andar do prédio da Firjan.

»Ristorante Fiorino.
Avenida Heitor Beltrão, 126 - Tijuca.
Restaurante Fiorino Tijuca O restaurante ocupa um casarão centenário, com objetos de antiquário na decoração.
Do site:"O Fiorino é membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada em Bologna (capital da Emilia-Romagna) e da Accademia Italiana della Cucina.
Massas frescas, pães e sobremesas feitas artesanalmentes e pizzas no forno à lenha.
Bologna é a capital da Emilia-Romagna, uma das regiões gastronômicas mais ricas da Itália. É a cidade natal das massas frescas feitas com farinha e ovos e estendidas a mão.
Massas como lasagne, tagliatelle, ravioli, garganelle, tagliolini, cappelletti, tortelli e tortellini traduzem a fama mundial de sua gastronomia."


»Terzetto.
Rua Jangadeiros, 28 - Ipanema.
Oferece, além do cardápio a la carte, quatro diferentes menus degustação.
O Terzetto tem também uma das melhores cartas de vinho do país, com mais de 700 rótulos, e, para completar, uma cafeteria com recomendações.

»Borsalino.
Avenida Armando Lombardi, 633 - Market Street - Barra da Tijuca.

»La Botticella.
Estrada Sorimã, 347 - Barra da Tijuca.
O casal Giancarlo e Carmen comanda o restaurante, ele no salão, ela na cozinha.
Do site: "Carpaccio? O primeiro servido no Rio de Janeiro. A receita básica carinhosamente cedida pelo genial artista plástico e amigo do casal, Roberto Moricone até agora é um dos pratos mais servidos no La Botticella, sempre acompanhado de crocantes pãezinhos, torradas caseiras e manteiga importada temperada com ervas frescas.
Em pouco tempo o Giancarlo se transforma em reduto de famosos. Artistas, empresários, políticos, esportistas, alem de um maravilhoso e simpático grupo de entusiastas anônimos, atraídos pelos incríveis antipastos, carpaccios deliciosos, massas e risottos italianos inéditos, transformam a casa no point da cidade. Logicamente o atendimento carinhoso e personalizado do casal é o elemento fundamental para o sucesso da casa."


»Osteria Dell'Angolo.
Rua Prudente de Morais, 1783 - Ipanema.
Os dois salões são decorados com coleções de taste-vin (provadores de vinho), de variados países e épocas.
Destaque para o couvert, com antepastos de mais de 15 itens.