|
Cozinha Italiana no Rio
«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.
Se o Rio já é conhecido por ser importante polo gastronômico, é possivelmente no setor de culinária italiana que mais se encontram opções de restaurantes de alto nível.
Abaixo, seleção dos restaurantes mais conhecidos.
»Quadrifloglio.
Rua J. J. Seabra, 19 - Jardim Botânico.
O Quadrifloglio recebeu Duas Estrelas do Guia Quatro Rodas, que o considerou o melhor restaurante italiano do Rio em 2010.
Do site:
"Há mais de 20 anos instalado em uma simpática casa na bucólica Rua J.J. Seabra, no Jardim Botânico, o restaurante Quadrifoglio é um dos pilares da culinária italiana no Rio de Janeiro.
Fundado pela chef Silvana Bianchi, uma das primeiras mulheres a comandar a cozinha de um restaurante de alto nível (território, até então, povoado por homens, em sua maioria estrangeiros) e criadora de clássicos da gastronomia carioca, como os Raviólis de Pera e Gorgonzola e o de Maçã com Sementes de Papoula, o Quadrifoglio ressurge renovado, incrementando ainda mais a contemporânea e, ao mesmo tempo, tradicional gastronomia criada por Silvana."
Oferece menu executivo, com preços mais acessíveis, durante os dias úteis.
»Cipriani.
Avenida Atlântica, 1702 - Copacabana.
Esse é um dos dois restaurantes do Hotel Copacabana Palace - ver outros hoteis em Copacabana.
Do site: "O Restaurante Cipriani é um dos mais sofisticados e elegantes restaurantes do Rio de Janeiro. Aberto para o almoço e jantar, o premiado Cipriani oferece o melhor da culinária do norte da Itália em um ambiente opulento e aconchegante."
O chef que comandava o restaurante desde a inauguração em 1994, o italiano Francesco Carli, passou ao posto de gerente dos restaurantes do hotel; o novo Chef, Nicola Finamore, está preparando um novo menu com pratos tanto tradicionais, tanto inovadores da cozinha italiana.
»Gero.
Rua Aníbal de Mendonça, 157 - Ipanema.
Um dos restaurantes mantidos pela família Fasano, que controla outros restaurantes e hoteis de alto padrão no Rio e em São Paulo.
O Gero acumula diversos títulos, como a eleição pela revista Veja como o melhor restaurante italiano do Rio em 2010, e a conquista de Uma Estrela no Guia Quatro Rodas 2010; veja também essa crítica de um comensal.
No almoço, o menu executivo tem preços mais em conta.
Grupos de até quatro pessoas podem reservar a mesa que fica dentro da cozinha e acompanhar de perto o trabalho dos cozinheiros.
»D'Amici.
Rua Antônio Vieira, 18 - Leme.
O nome significa Restaurante dos Amigos.
A casa foi aberta em 1999, comandada, na cozinha e no salão, pelos próprios sócios e amigos.
Dos quatro amigos, hoje dois continuam na sociedade; o restaurante permanece com o atendimento pessoal e o salão cheio de amigos.
Veja resenhas da Veja e de um visitante.
»Margutta.
Avenida Henrique Dumont, 62 - Ipanema.
»Marguta Cittá.
Avenida Graça Aranha, 1 - Centro.
No segundo andar do prédio da Firjan.
»Ristorante Fiorino.
Avenida Heitor Beltrão, 126 - Tijuca.
O restaurante ocupa um casarão centenário, com objetos de antiquário na decoração.
Do site:"O Fiorino é membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada em Bologna
(capital da Emilia-Romagna) e da Accademia Italiana della Cucina.
Massas frescas, pães e sobremesas feitas artesanalmentes e pizzas no forno à lenha.
Bologna é a capital da Emilia-Romagna, uma das regiões gastronômicas mais ricas da Itália. É a cidade natal das massas frescas feitas com farinha e ovos e estendidas a mão.
Massas como lasagne, tagliatelle, ravioli, garganelle, tagliolini, cappelletti, tortelli e tortellini traduzem a fama mundial de sua gastronomia."
»Terzetto.
Rua Jangadeiros, 28 - Ipanema.
Oferece, além do cardápio a la carte, quatro diferentes menus degustação.
O Terzetto tem também uma das melhores cartas de vinho do país, com mais de 700 rótulos, e, para completar, uma cafeteria com recomendações.
»Borsalino.
Avenida Armando Lombardi, 633 - Market Street - Barra da Tijuca.
»La Botticella.
Estrada Sorimã, 347 - Barra da Tijuca.
O casal Giancarlo e Carmen comanda o restaurante, ele no salão, ela na cozinha.
Do site: "Carpaccio? O primeiro servido no Rio de Janeiro. A receita básica carinhosamente cedida pelo genial artista plástico e amigo do casal, Roberto Moricone até agora é um dos pratos mais servidos no La Botticella, sempre acompanhado de crocantes pãezinhos, torradas caseiras e manteiga importada temperada com ervas frescas.
Em pouco tempo o Giancarlo se transforma em reduto de famosos. Artistas, empresários, políticos, esportistas, alem de um maravilhoso e simpático grupo de entusiastas anônimos, atraídos pelos incríveis antipastos, carpaccios deliciosos, massas e risottos italianos inéditos, transformam a casa no point da cidade. Logicamente o atendimento carinhoso e personalizado do casal é o elemento fundamental para o sucesso da casa."
»Osteria Dell'Angolo.
Rua Prudente de Morais, 1783 - Ipanema.
Os dois salões são decorados com coleções de taste-vin (provadores de vinho), de variados países e épocas.
Destaque para o couvert, com antepastos de mais de 15 itens.
|
|