|
Sushi e sashimi: comida japonesa no Rio
«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.
Como toda cidade cosmopolita, o Rio conta com grande quantidade e variedade de restaurantes de comida japonesa.
Os estabelecimentos do Rio apresentam nível de qualidade médio ainda mais alto que a já característica alta qualidade dos restaurantes japoneses; vários dos locais mais caros do Rio são de culinária japonesa (como o Sushi Leblon, o Yumê e o Nao).
Vários bons restaurantes não têm site.
»TenKai.
Rua Prudente de Morais, 1810 - Ipanema.
Esse é um dos dois restaurantes japoneses que receberam uma estrela do Guia Quatro Rodas.
Diz o Quatro Rodas: "O cliente escolhe se quer ficar perto do sushibar ou da grelha das robatas; em ambos os ambientes, as paredes tem desenhos orientais em relevo e luminárias vindas do Museu Noguchi, de Nova York. No cardápio, vá direto aos sushis e sashimis enriquecidos com iguarias como minipolvo, ovas de ouriço, enguia e cavalinha japonesa".
O projeto arquitetônico do restaurante atrai tanta atenção quanto os pratos; do site do Tenkai:
"Destinado a revigorar a imagem e dar maior visibilidade ao restaurante Tenkai de comida japonesa, o projeto foi formulado dentro de um conceito que acentuasse o convívio de uma arquitetura contemporânea com elementos da cultura tradicional japonesa.
Devido à exiguidade do terreno e à complexidade do programa, o projeto foi desenvolvido em três níveis, mantendo sempre o fluxograma da operação comercial, assim como uma distribuição de interesses entre os pavimentos de uso público, de modo a não existirem zonas mortas dentro do estabelecimento comercial".
»Shin Miura (o restaurante não tem site próprio! - telefone 2262-3043)
Avenida Rio Branco, 156 - Centro.
Preços módicos em um dos melhores restaurantes japoneses do Rio.
A Veja escreveu em 2008: "No ano passado, o endereço comandado pelo chef Nao Hara foi eleito o melhor restaurante japonês da cidade. Localizado no Edifício Avenida Central, entre lojas de produtos de informática, o chef divide seu cardápio entre o tradicional e o contemporâneo. Na primeira lista encontra-se o obentô, espécie de marmita japonesa que reúne sashimi de atum, arroz japonês, filé-mignon à milanesa e missoshiro. A moderna cozinha japonesa se manifesta com o esqueminha, cardápio com vinte sugestões de pratos em que acontece a fusão de ingredientes orientais com práticas culinárias ocidentais e vice-versa. Entre as novidades, camarão crocante com purê de abóbora e especiarias e lagosta em crosta de parmesão com sauté de cogumelos."
O Guia Quatro Rodas elegeu o Shin Miura como um dos dois restaurantes japoneses do Rio a merecer uma estrela: "São dois restaurantes em um. O primeiro é o das clássicas receitas japonesas, com combinados e rodízio de sushis às segundas e terças-feiras. O outro (e melhor) é o da premiada e criativa seção chamada esqueminha, a degustação proposta pelo chef Nao Hara. Em sua fórmula, ele serve de um a seis pratos que pendem para a cozinha contemporânea, como o rolinho de robalo ao forno com camarão, damasco e massago ao creme de maracujá".
Esse chamado "esqueminha" tem nome em japonês: omakase; omakases são mais comuns nos restaurantes de São Paulo - ver, por exemplo, essa resenha de um omakase no Kinoshita.
»Nao. Sem site. Telefone: 3220-2005.
Estrada da Gávea, 899 - São Conrado Fashion Mall - São Conrado.
Outro restaurante de Nao Hara, sushiman do Shin Miura.
A qualidade é a mesma (incluindo o omakase), as instalações são mais luxuosas, os preços são mais altos.
»Sushi Leblon.
Rua Dias Ferreira, 256 - Leblon.
Do site: "Primeiro restaurante japonês do Leblon no Rio de Janeiro, o Sushi Leblon faz da inovação sua marca registrada, sempre pesquisando novos pratos e inspirando-se em gastronomias do mundo inteiro. Ambiente descontraído e aconchegante, frequentado por um público moderno que busca sofisticação, ousadia e, acima de tudo, qualidade".
Da Veja: "Discípulo do premiado sushiman paulista Jun Sakamoto, o cearense Francivaldo Chagas, o França, está há dezesseis anos manejando sua faca no Sushi Leblon. Cabe a ele aperfeiçoar os colegas mais novos de bancada. Ao todo são oito sushimen, todos nordestinos, que se revezam no balcão da casa eleita por VEJA RIO como a melhor de culinária japonesa da cidade".
»Yumê.
Rua Pacheco Leão, 758 - Jardim Botânico.
Do site do restaurante: "Yumê é o mais charmoso restaurante japonês do Jardim Botânico. E o nome, que significa sonho, não poderia ser mais apropriado, pois no Yumê é possível jantar à luz de velas, sobre uma piscina de carpas, e ainda contemplar as estrelas pelo teto de vidro.
O cardápio costuma atender aos mais exigentes paladares. As iguarias orientais, principalmente a culinária japonesa, com um dos melhores sushis e sashimis da cidade, chegam constantemente do sushi bar para completar o cenário nas mesas, aguçando o apetite e o romantismo do lugar. A cozinha quente, por sua vez, traz pratos exóticos e novidades permanentemente renovadas."
Em 2009, durante uma de suas visitas ao Brasil, Madonna visitou o Yumê; "durante o jantar a luz de velas, a postar fez questão de provar a especialidade da casa: o Sakura Mango Sushi, que é um nori (folha de alga) de manga com ova de salmão; ela gostou tanto do prato, que é colorido e que, por conta da manga, tem um sabor adocicado, que repetiu algumas vezes, afirmou a assessoria; Madonna, que é vegetariana, também pediu lula recheada com shitake e mussarela de búfala".
A cantora estava acompanhada do namorado e de "sua equipe", cujo tamanho não foi divulgado; a conta foi de R$ 3.454.
Foto: Benkei
»Benkei.
Sete restaurantes, comandados por Marina Tasakhi (foto).
»Nik Sushi.
Rua Garcia D'Avila, 83 - Ipanema.
»Manekineko.
Cadeia de restaurantes com cinco casas espalhadas pela cidade: Barra, Leblon, Humaitá, Itanhangá e Tijuca (ver endereços).
»Mitsuba.
Rua São Francisco Xavier, 170 - Tijuca.
»Honjin.
Rua São João Batista, 65 - Botafogo.
»Catálogo de restaurantes japoneses no Rio de Janeiro.
|
|