Desde reformas ortográficas na década de 1970, que aboliram estrangeirismos nos nomes de municípios brasileiros, a grafia correta deveria ser Parati.
Entretanto, como o município tem centenas de anos, e consequentemente diversos documentos e prédios públicos fazem referências ao nome de fundação Paraty, essa é a versão corrente mais utilizada; a própria Prefeitura utiliza a nomenclatura Paraty.
Paraty é uma das mais bonitas cidades coloniais que compõem o cenário do Rio de Janeiro, sendo declarada como Patrimônio Histórico Nacional (e com aspirações a tornar-se Patrimônio da Humanidade), por conta do conjunto de prédios históricos e do seu acervo cultural que remontam do tempo do Brasil colônia.
Além das riquezas históricas e culturais, Paraty apresenta uma natureza exuberante e diversificada, que oferece inúmeras opções de atrações e de lazer para os turistas, atendendo as expectativas dos visitantes de todos os estilos, desde os jovens que procuram diversão e aventura, até os adultos ou idosos que desejam relaxar e conhecer e desfrutar dos encantos e perfeita infraestrutura da bela Paraty.
História de Paraty
Paraty é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada no ano de 1667 em volta da igreja de Nossa Senhora dos Remédios; desde antes dessa época, no local já existia o Caminho do Ouro, que ligava São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro, por onde escoava toda a extração do precioso metal, que seguia através dos navios para Portugal.
Paraty servia então como entreposto comercial e porto para os navios portugueses; Paraty foi, durante o século XVIII, ao lado do Recife, uma das mais importantes cidades portuárias do Brasil.
O Caminho do Ouro existe até hoje, muito bem preservado com suas pedras irregulares, traçando caminhos em meio a Mata Atlântica, por onde tantas vidas e tantas histórias já passaram.
Percorrer o Caminho do Ouro, uma estrada calçada ainda pelos escravos no século XVII e XIX, é fazer uma viagem ao passado, envolto na nostalgia de um tempo tão distante e tão presente naquele local, e também na exuberância da mata do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
O Caminho do Ouro é, sem dúvida, um dos principais roteiros turísticos da cidade, visitado anualmente por milhares de pessoas, que além de conhecer uma obra de engenharia importante daquela época, tem a oportunidade ao longo do caminho de conhecer muito da cultura do povo da Paraty e suas origens e apreciar a beleza natural, os alambiques e a comida caseira do local.
Paraty tem muitas histórias e curiosidades, uma delas são as suas ruas, que foram projetadas em função do mar; a maré alta sobe e invade as ruas, e por isso as casas já foram construídas acima desse nível. Quando a maré está baixa é possível ver o fundo do mar em vários pontos. Esse fenômeno é muito interessante e faz parte da vida cotidiana da população de Paraty.
Turismo em Paraty
Para os turistas Paraty também oferece além dos passeios ecológicos e as atrações históricas e culturais, as belas praias (são dezenas de praias no litoral de Paraty e Trindade), que recebem turistas vindos de todas as partes do Rio de Janeiro, do Brasil e também do exterior.
A noite de Paraty também oferece opções de lazer e diversão, além de possuir uma infraestrutura muito boa em hotéis, pousadas e restaurantes.
O evento turístico e cultural mais popular da cidade é a Flip - Feira Literária de Paraty, em meados do ano,duranto a qual a população da cidade é multiplicada.
Diversas celebridades, tanto literárias como televisivas, comparecem à Flip. Comparecer à Flip tanto pode aumentar a bagagem cultural como proporcionar um encontro com escritores, artistas, dirigentes de entidades diversas, câmeras de TV, etc.
Outros sites sobre Paraty
»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Paraty.
»Visite Paraty. Informações sobre turismo e cultura.