Rio de Janeiro

Petrópolis, Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



mapa de Petropolis

Petropolis, informaçõe turísticas

«Rio de Janeiro.
«Turismo no Rio.
«Hoteis no Rio.

Distância do Rio de Janeiro: 70 km.
População aproximada: 296.000 habitantes (censo 2010).
Aniversário de fundação: 16 de março (1843).
Acomodação: hoteis em Petrópolis.

Petropolis
Foto: Wikipedia

Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, é uma acolhedora cidade carioca, fundada e batizada pelo próprio Imperador Dom Pedro II, que construiu na cidade seu palácio de verão.
Ao longo de 4 décadas (desde a fundação da cidade até a queda do Império), Petrópolis se transformava em sede da Corte durante o verão, recebendo o Imperador e toda sua entourage.

A importância política extrapolou o período imperal.
Já no período Republicano, até a fundação de Brasília, a grande maioria dos presidentes brasileiros passava algum tempo em Petrópolis; Getúlio Vargas, que tinha predileção pela cidade, chegou a ficar lá por tres meses consecutivos.
Com a transferencia da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, Petrópolis perdeu parte do seu status político.

Mas se o peso político diminuiu, o mesmo não ocorreu com a importância cultural.
O seu passado nobre proporcionou a Petrópolis uma permanente posição de relevo no Patrimônio Histórico, Arquitetonico e Cultural do país; a cidade não apenas recebeu o status de Patrimônio Cultural brasileiro, mas o próprio IPHAN estabeleceu sua sede em Petrópolis.

Outro fator de atração turística igualmente importante são as belezas naturais de Petrópolis, uma cidade de clima ameno, localizada a cerca de 840 metros de altitude, na Serra da Estrela, que integra o conjunto montanhoso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos; veja algumas informações sobre trilhas ecológicas em Petrópolis.

Pontos de Visitação

Na Avenida Koeler e todo o seu entorno se destacam as maravilhosas construções de palácios, palacinhos e casarões do século XIX. Estes, junto com a Catedral de São Pedro de Alcântara e a fachada da Universidade católica são alguns dos mais bonitos cenários da cidade.

Vale destacar também o maravilhoso Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha, este último um prédio majestoso com um lago na frente.
No centro histórico da cidade ficam ainda a casa de verão de Santos Dumont (a "Encantada"), o Palácio Amarelo, o Palácio Rio Negro, o Castelinho e outras obras primas da arquitetura (leia mais sobre os Palácios de Petrópolis).

Outras construções se destacam senão pela sua curiosidade, como a Casa da Ipiranga ou a Casa dos Sete Erros, que tem dois blocos centrais e paralelos, que são aparentemente iguais, mas que apresentam sete erros, ou sete detalhes diferentes entre os lados.
Para quem quiser conhecer residências de personagens históricos, pode-se visitar a casa da Princesa Izabel, do Visconde de Mauá, de Rui Barbosa; e se ainda sobrar tempo, a cidade oferece diversos museus, teatros e centros culturais.

Durante o carnaval, enquanto outras cidades procuram atrair visitantes com organização de grandes folias, Petrópolis mantém a sobriedade; muitos turistas visitam Petrópolis para usufruir dessa tranquilidade.

Petrópolis oferece aos turistas que chegam na cidade uma infraestrutura completa, com hotéis e restaurantes de excelente qualidade; muitos dos estabelecimentos localizam-se em Valparaiso, considerado o centro gastronomico e de entretenimento da cidade.

Outros sites sobre Petrópolis

»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Petrópolis.
»Net Petrópolis. Guia Turístico on line de Petrópolis.