Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, é uma acolhedora cidade carioca, fundada e batizada pelo próprio Imperador Dom Pedro II, que construiu na cidade seu palácio de verão.
Ao longo de 4 décadas (desde a fundação da cidade até a queda do Império), Petrópolis se transformava em sede da Corte durante o verão, recebendo o Imperador e toda sua entourage.
A importância política extrapolou o período imperal.
Já no período Republicano, até a fundação de Brasília, a grande maioria dos presidentes brasileiros passava algum tempo em Petrópolis; Getúlio Vargas, que tinha predileção pela cidade, chegou a ficar lá por tres meses consecutivos. Com a transferencia da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, Petrópolis perdeu parte do seu status político.
Mas se o peso político diminuiu, o mesmo não ocorreu com a importância cultural.
O seu passado nobre proporcionou a Petrópolis uma permanente posição de relevo no Patrimônio Histórico, Arquitetonico e Cultural do país; a cidade não apenas recebeu o status de Patrimônio Cultural brasileiro, mas o próprio IPHAN estabeleceu sua sede em Petrópolis.
Outro fator de atração turística igualmente importante são as belezas naturais de Petrópolis, uma cidade de clima ameno, localizada a cerca de 840 metros de altitude, na Serra da Estrela, que integra o conjunto montanhoso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos; veja algumas informações sobre trilhas ecológicas em Petrópolis.
Pontos de Visitação
Na Avenida Koeler e todo o seu entorno se destacam as maravilhosas construções de palácios, palacinhos e casarões do século XIX. Estes, junto com a Catedral de São Pedro de Alcântara e a fachada da Universidade católica são alguns dos mais bonitos cenários da cidade.
Vale destacar também o maravilhoso Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha, este último um prédio majestoso com um lago na frente.
No centro histórico da cidade ficam ainda a casa de verão de Santos Dumont (a "Encantada"), o Palácio Amarelo, o Palácio Rio Negro, o Castelinho e outras obras primas da arquitetura (leia mais sobre os Palácios de Petrópolis).
Outras construções se destacam senão pela sua curiosidade, como a Casa da Ipiranga ou a Casa dos Sete Erros, que tem dois blocos centrais e paralelos, que são aparentemente iguais, mas que apresentam sete erros, ou sete detalhes diferentes entre os lados.
Para quem quiser conhecer residências de personagens históricos, pode-se visitar a casa da Princesa Izabel, do Visconde de Mauá, de Rui Barbosa; e se ainda sobrar tempo, a cidade oferece diversos museus, teatros e centros culturais.
Durante o carnaval, enquanto outras cidades procuram atrair visitantes com organização de grandes folias, Petrópolis mantém a sobriedade; muitos turistas visitam Petrópolis para usufruir dessa tranquilidade.
Petrópolis oferece aos turistas que chegam na cidade uma infraestrutura completa, com hotéis e restaurantes de excelente qualidade; muitos dos estabelecimentos localizam-se em Valparaiso, considerado o centro gastronomico e de entretenimento da cidade.
Outros sites sobre Petrópolis
»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Petrópolis.
»Net Petrópolis. Guia Turístico on line de Petrópolis.