Teresópolis é uma charmosa cidade da região serrana do Rio de Janeiro que se destaca por sua história centenária e pelas suas belezas naturais.
Apesar de ter sido elevada à categoria de município apenas em 1891, a região de Teresópolis (que antes era distrito do município de Magé) já era desde séculos anteriores local de passagem (de pessoas provenientes de Minas Gerais para o Rio), de cultivos agrícolas (a primeira grande fazenda foi criada a partir de um grande lote comprado por um português chamado George March) e de residência (desde há muito o clima saudável de Teresópolis atrai moradores).
A cidade recebeu o nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, que, ironicamente, havia sido deportada do Brasil dois anos antes, juntamente com seu esposo D. Pedro II.
D. Pedro já estava homenageado na vizinha Petrópolis; com a criação de Teresópolis, D. Pedro e D. Teresa serão eternamente ligados, também na geografia brasileira.
Turismo em Teresópolis
Apesar da proximidade, o turismo de Teresópolis se diferencia do de Petrópolis; enquanto em Petrópolis o foco é principalmente no Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, em Teresópolis os atrativos são no turismo de aventura e no ecoturismo.
Em Teresópolis localizam-se dois grandes parques, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos.
Muitas formações rochosas encontram-se nas cercanias da cidade, como o Dedo de Deus (um dos principais cartões postais da região, apesar de não ser o pico mais alto), a Agulha do Diabo, a Pedra do Sino, Nariz do Frade, Dedo de Nossa Senhora, Pedra do Elefante e a Mulher de Pedra. Teresópolis é conhecida como a capital nacional do montanhismo.
Com essa situação geográfica peculiar, com cascatas, montanhas, trilhas, picos e rios, Teresópolis torno-se destino preferido dos praticantes de esportes de aventura como rapel, alpinismo, caminhadas ecológicas (a mais famosa é a Travessia Petrópolis-Teresópolis) e excursionismo, oferecendo uma excelente infraestrutura para a prática dos esportes.
Todas essas formações e a natureza exuberante por todos os lados, junto com o clima ameno, fazem da cidade um destino turístico perfeito para pessoas de todas as idades e que buscam emoções diferentes, desde aqueles que querem sentir a adrenalina proporcionada pelas grandes aventuras, como também por aqueles que querem somente relaxar e desfrutar das belezas naturais que o lugar oferece.
Teresópolis tem muitos outros atrativos que chamam a atenção dos turistas, podemos destacar entre eles a sede da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, Granja Comary, com um dos mais modernos centros de treinamento de todo o mundo e que é utilizado pela Seleção Brasileira de futebol para treinos e concentração dos atletas.
Outras atrações turísticas que merecem menção são o Castelo Montebello Medieval, Mirante do Soberbo, Mirante da Granja Guarani, o orquidário Aranda, o Palacete Granado, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, Palácio Teresa Cristina, além de praças, museus e muitas outras belezas arquitetônicas.
A Cidade ainda realiza muitos eventos, como a Feirinha do Alto (uma das maiores feiras de artesanato do Brasil a céu aberto), a Copa Nacional de Futebol de Salão, eventos culturais e esportivos.
Para receber os turistas Teresópolis conta com uma excepcional estrutura hoteleira e gastronômica, com diversos restaurantes de culinária nacional e internacional, além de bares e baladas, que mpvimentam a noite de Teresópolis.
Em 2011, Teresópolis foi um dos municípios atingidos pela maior tragédia natural já ocorrida no Brasil: chuvas fortes causaram deslizamento de morros causando a morte de centenas de pessoas.
O trabalho de reconstrução foi célere, e Teresópolis está retornando à normalidade.
Outros sites sobre Teresópolis
»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Petrópolis.
»A Folha. Jornal online de Teresópolis.