|
Futebol: Bahia e Vitória
«Salvador
«Cultura da Bahia
Os dois principais times de futebol na Bahia são o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
Outros clubes que tem ou tiveram algum destaque são Galícia, Ypiranga e Botafogo, todos de Salvador; Colo Colo, de Ilhéus, que sagrou-se campeão baiano em 2006; e Fluminense de Feira, várias vezes campeão Estadual, e o Bahia de Feira - ambos da cidade de Feira de Santana -, que foi campeão em 2011.
Falar de futebol na Bahia é falar de Bahia x Vitória; abaixo, informações e comparações entre eles.
O Bahia tem mais torcedores.
Segundo pesquisa de 2010, o Bahia tem aproximadamente 20% do total de torcedores do Estado, seguido pelo Flamengo também com 20% e pelo Vitória com 17%; segundo estatísticas oficiais, até 2008 o Bahia tinha a 3ª maior média de público em jogos do Campeonato Brasileiro (atrás de Flamengo e Atlético Mineiro), enquanto o Vitória tinha a 17ª.
A mesma pesquisa acima aferiu também (fato que não é contestado pelas torcidas) que o Vitória tem predominância entre as classes mais ricas e escolarizadas, enquanto o Bahia é o time das massas.
O Vitória é rubro-negro, tem por alcunha O Leão, e tem por mascote um leão.
O Bahia é tricolor, tem por alcunha o Esquadrão, e tem por mascote o Super-Homem.
O Vitória tem estádio próprio, o Barradão.
O Bahia não tem estádio próprio; costumava mandar jogos na Fonte Nova (fechada para reformas para a Copa de 2014), e ultimamente tem jogado no estádio Pituaçu.
Dos três estádios, o Fonte Nova é o mais bem localizado, bem próximo ao Centro de Salvador, com mais facilidade de acesso a hoteis, restaurantes e pontos turísticos.
O Bahia tem mais títulos. Foi campeão brasileiro de 1959 (o primeiro campeonato de âmbito nacional - foi, por isso, o primeiro clube brasileiro a disputar a Taça Libertadores) e de 1988. Até 2011, o Bahia havia conquistado 43 títulos do Campeonato Baiano.
Nos torneios de âmbito nacional, o máximo a que o Vitória chegou foi o vice-campeonato brasileiro de 1993; no campeonato baiano, até 2011, o Vitória tinha conquistado 26 títulos.
Nos confrontos diretos, o chamado Ba x Vi, a predominância é do Bahia. Em 2011, o placar era: 441 jogos, 177 vitórias do Bahia, 135 do Vitória, 129 empates.
O Vitória revelou mais jogadores que chegaram à Seleção Brasileira. Alguns exemplos: Bebeto, Dida, Júnior (o lateral-esquerdo da Copa de 2002), Dudu Cearense e Hulk.
Embora o Bahia tenha também contado em seus times com vários jogadores de Seleção, poucos foram os revelados no clube; os mais conhecidos são Charles (jogou pela seleção em 1990) e Daniel Alves.
O Vitória é mais antigo: foi fundado em 1899; o Bahia foi fundado em 1930.
Os fundadores do Vitória eram adeptos do críquete (jogo inglês com bola e tacos); os fundadores do Bahia eram de clubes de tênis e atletismo que queriam dar mais atenção ao futebol.
A sede do Vitória localiza-se no Corredor da Vitória; a sede do Bahia localiza-se em Itinga, município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Nos últimos anos, o Vitória tem tido melhor desempenho dentro do campo.
Entre 2001 e 2011, o Vitória ganhou 8 títulos Estaduais, enquanto o Bahia ganhou apenas um, o de 2001 (o Colo Colo foi campeão de 2006, e o Bahia de Feira foi campeão de 2011).
Abaixo, resumo dos últimos jogos do Vitória.
De 2001 a 2010, o Vitória disputou 7 vezes a Série A do Campeonato Brasileiro, 2 vezes a Série B e 1 vez a série C; o Bahia disputou 4 vezes a Série A, 5 vezes a Série B e 1 vez a Série C - ambos os times se encontraram na Série C em 2006.
Abaixo, resumo dos últimos jogos do Bahia.
Embora em desvantagem no passado recente, o Bahia tem a vantagem presente: estará na Série A em 2011, enquanto o Vitória estará na Série B.
|
|