Salvador

Praias na cidade de Salvador

«Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Fernando de Noronha     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Bahia     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Turismo



Salvador - Praias

«Salvador     «Praias


Assim como a Bahia é o Estado brasileiro com a maior extensão de praias, Salvador é a capital brasileira com a maior extensão de praias urbanizadas; incluindo o município vizinho de Lauro de Freitas, são quase 50 km de praias.

Nota Importante: demolição das barracas das praias de Salvador: em 2010, por iniciativa do Ministério Público Federal, as barracas construídas nas praias de Salvador foram demolidas; a ação alcançou também as barracas nas ilhas de Salvador e as de Lauro de Freitas.
Segundo o MPF, as barracas ocupavam ilegalmente território federal; os Governos estão estudando maneiras de reconstruir as barracas, pensando no sustento dos barraqueiros e no atendimento aos turistas.
Mas por enquanto os turistas das praias estão sendo atendidos apenas por ambulantes.

O mapa abaixo mostra a localização das praias.

Praias de Salvador

Abaixo, breve descrição (com links para páginas mais detalhadas) das principais praias de Salvador.

Praia do Porto da Barra

praia do Porto da Barra, Salvador
Praia do Porto da Barra

Próxima ao Porto, na Barra.
Pequena e cercada por fortes e igrejas, apresenta águas calmas de ondas pequenas, ótimas para o banho.
Proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos, e final da tarde é muito procurada por pessoas e casais que querem contemplar o pôr do sol. Tem iluminação noturna, e por isso é também frequentada durante a noite, especialmente no verão.

Praia do Farol

Oferece diversas opções naturais de diversão. Os arrecifes próximos ao Farol são ótimos para o mergulho e ao lado do Cristo Redentor é o local ideal para a prática do surf.
As piscinas naturais que se formam na maré baixa por toda a extensão da praia são convidativas ao banho. A área oferece uma excelente estrutura turística, contando com inúmeros hotéis, bares e restaurantes.

Ondina

A praia de Ondina também está entre as mais freqüentadas de Salvador e possui um público variado, que vai desde as crianças que se esbaldam nas piscinas naturais, até os adeptos de um belo pôr-do-sol no Morro do Cristo. Para o que gostam de esporte, o calçadão possui quadras esportivas e uma bela paisagem para caminhada.

Praia do Rio Vermelho

Funciona como atracadouro para os pescadores locais. Por muito tempo, foi o reduto preferido das famílias ricas de Salvador.
É dessa praia que, em 2 de fevereiro, partem os barcos cheios de oferendas em homenagem à Iemanjá.
Possui uma agitada vida noturna, e o bairro do Rio Vermelho vem se firmando como um dos maiores polos gastronômicos de Salvador.

Amaralina

Praia de ondas fortes, possui um extenso calçadão para caminhadas e corridas, além de diversas barracas para degustação do acarajé. A pesca esportiva é liberada nas suas águas.

Praia da Pituba

Localizada em um dos bairros mais populosos de Salvador, é uma das mais frequentadas pelos soteropolitanos.
Água imprópria para banhos.

Jardim de Alah

praia de Jardim do Alah, Salvador
Jardim de Alah

Praia de mar agitado, areias amareladas e um extenso coqueiral; na orla, ocorrem atividades como aulas de dança e capoeira, e espaços para ginástica e piquenique, além de receber várias festas no verão.
As águas costumam ser impróprias para banho.

Armação

Com fortes correntezas e muitas ondas, é bastante procurada pelos surfistas; costuma, entretanto, estar poluída e imprópria para banhos.
Em seu entorno há muitos hotéis, restaurantes, centro de convenções e um shopping.

Praia dos Artistas

Esta praia costumava ser um trecho da Praia do Corsário; nos anos 1970, como era a preferida de artistas como Caetano Veloso e Gal Costa, ganhou a atual denominação (por motivos semelhantes, existe também uma Praia dos Artistas em Natal).
Atualmente, é point da comunidade GLS.

Jaguaribe

Jaguaribe está a cerca de 18 km do centro, entre as praias de Piatã e Patamares, e é uma das mais movimentadas de Salvador.
Seu mar é calmo e, devido à presença de recifes, formam-se piscinas naturais na maré baixa.
Foi uma das áreas mais afetadas pela derrubada das barracas, justamente porque as barracas daqui eram das mais bem estruturadas. Diversas barracas eram equipadas com chuveiro, e algumas funcionavam à noite organizando luaus (encontros sob a luz da lua cheia).
Na orla, o calçadão tem espaço para caminhadas, e a areia tem espaço para volei e futevolei.

Praia do Corsário

É ideal para o surf, por suas ondas fortes, ou para a prática de esportes como futebol e frescobol.
É próxima Parque Metropolitano de Pituaçu, uma área de proteção ambiental que além de possuir uma linda paisagem, conta com ciclovia e pista para corridas e caminhadas.

Piatã

Possui uma bela paisagem, formada por águas calmas, coqueiral, areia amarelada e dunas.
Muito frequentada por moradores e turistas, ficando lotada nos finais de semana, é boa para banho e prática de esportes náuticos.

Itapuã

praia de Itapuã, Salvador
Praia de Itapuã

Itapuã foi imortalizada em uma canção de Vinícius de Moraes: "É bom - Passar uma tarde em Itapuã - Ao sol que arde em Itapuã - Ouvindo o mar de Itapuã - Falar de amor em Itapuã..."
As imediações do farol de Itapuã são hoje o local mais frequentado da praia, que apresenta um mar verde, com a formação de piscinas naturais e barracas que servem pescados.
No mar, a frequência é também de pescadores e jangadas, além de praticantes de windsurf.

Stella Maris

É uma das praias mais movimentadas e badaladas. Juntamente com a Praia do Flamengo, essa é uma das praias mais frequentadas pelos jovens das classes mais ricas.
Tem ondas fortes e recifes, sendo muito visitada pelos praticantes do surf e bodyboard, mas também possui techos protegidos por pedras que, na maré baixa, formam piscinas naturais. Suas dunas atraem os adeptos do sandboard.
A Stella Maris foi uma das mais afetadas pela demolição das barracas; as barracas dessa região costumavam promover grandes festas, que atraíam moradores de Salvador e da região Metropolitana (coincidência ou não, as barracas de Stella Maris e Flamengo foram as primeiras a serem derrubadas).

Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo está a 26 km do centro, na direção norte.
Um mar muito verde, que, com a maré baixa, forma piscinas naturais, devido à presença de recifes e, quando a maré está alta, grandes ondas podem ser vistas, o que faz com que seja procurada pelos adeptos do surf.