Salvador

Pontos turísticos de Salvador: a Barra

«Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Fernando de Noronha     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Bahia     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Turismo



Barra, Salvador

«Salvador
«Turismo em Salvador

Em votação recente, a Barra foi eleita o mais importante dos pontos turísticos de Salvador; na região da Barra localizam-se o Porto da Barra, o Cristo, o Museu Hidrográfico, o Farol da Barra e diversos fortes e igrejas de importante valor histórico.
Barra é o nome que se dá ao encontro de dois grandes volumes de água; a Barra de Salvador é o local de encontro do Oceano Atlântico com a Baia de Todos os Santos.

Foi por ocupar essa posição estratégica (na época colonial, as embarcações que pretendessem invadir Salvador teriam que passar pela Barra) que a Barra foi escolhida para receber o Farol e os fortes; e também graças à localização, a Barra proporciona uma excelente vista da Baía de Todos os Santos.

A História da Bahia, sob o aspecto jurídico, começou na Barra. No lugar onde seria construído o Forte de Santo Antônio da Barra, o navegador Américo Vespúcio chantou o marco de posse portuguesa, em 1501; àquela época, o marco era a maneira pela qual um país representava que estava tomando posse de uma terra recém descoberta - o marco mais antigo do Brasil é o Marco de Touros, plantado pelo mesmo Vespúcio na costa do Rio Grande do Norte.

Mapa da Barra, Salvador Também no Porto da Barra, desembarcaram o primeiro donatário da Capitania da Bahia de Todos os Santos, capitão Francisco Pereira Coutinho, em 1535, e o Governador Geral Tomé de Souza, que fundou Salvador em 1549. Os monumentos desta área, como os fortes de Santa Maria e de São Diogo, e as igrejas de Santo Antônio da Barra, de Nossa Senhora da Graça e de Nossa Senhora da Vitória, fazem parte dos primeiros capítulos da história da cidade.

Porto da Barra. Com quase todo o litoral cercado por recifes, a cidade tem no Porto da Barra o único lugar onde é possível o desembarque de pequenas embarcações em segurança.
O porto foi o local escolhido pelo Donatário Francisco Pereira Coutinho para fundar a Vila da Capitania da Bahia. Um marco comemorativo, construído em 1949, destaca o lugar onde desembarcou Tomé de Souza.

Forte de Santo Antônio da Barra. Primeira fortaleza construída na cidade, iniciado em 1583, tinha a função de impedir a entrada de navios inimigos na Baia de Todos os Santos. O projeto contemplou a forma de polígono irregular com dez lados, seis ângulos salientes e quatro reentrantes; suas dimensões atuais, porém, surgiram apenas no século XVII.

O Farol, construído dentro do Forte, data de 1698 e é o mais antigo das Américas.
No forte, funcionam hoje um restaurante e o Museu Náutico, com exposições de mapas antigos, equipamentos de navegação, maquetes de embarcações, peças de artilharia e restos de naufrágios que aconteceram na Barra, como o do Galeão Sacramento.

Mapa da Barra, Salvador Forte de Santa Maria. Construído para proteger o Porto da Barra dos invasores, cruzando fogos com o Forte São Diogo, o forte já existia quando a Companhia das Índias Ocidentais tentou ocupar Salvador pela segunda vez, em 1638. Com sete lados, quatro ângulos diferentes e três reentrantes, seu desenho é do tipo italiano e do final do século XVIII.

Forte de São Diogo. Esta fortificação também data 1638, e foi plantada na outra ponta da enseada onde o Porto foi construído; diz-se por isso que os Fortes de Santa Maria e São Diogo trocam fogos. Encravado na base do Outeiro de Santo Antônio, sua sala principal exibe, diariamente, um vídeo sobre o Sistema de Defesa Colonial da Cidade de Salvador e, ao meio-dia, o forte dispara um tiro de canhão, mantendo antiga tradição.

O trecho de praia ao redor do porto é a Praia do Porto da Barra.
É uma das mais visitadas de Salvador, por ser própria para banho; diversos hoteis e restaurantes estão espalhados nas proximidades dessa praia.

Igreja de Santo Antônio da Barra. Situada sobre uma colina, com vista panorâmica da Barra e grande parte da Baia de Todos os Santos, este local de culto foi construído entre 1595 e 1600. Sua fachada apresenta um alto frontão clássico de forma triangular acompanhado por duas torres terminadas em pirâmide, revestidas por azulejos.

Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça. Construída originalmente em taipa e coberta de palha, em louvor à Nossa Senhora da Graça, foi erguida em 1535, a mando de Catarina Alvares Paraguaçu, esposa de Caramuru; é a igreja mais antiga de Salvador.

Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Outra das igrejas mais antigas de Salvador. Reconstruída em 1666, com fachada voltada para o mar; foi totalmente reformada em 1809, quando ocorreu uma inversão nas posições do altar e da entrada da igreja. Em 1910, a nova fachada ganhou uma decoração que perdura até hoje.