Salvador

Pelourinho e Centro Histórico de Salvador

«Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Fernando de Noronha     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Bahia     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Turismo



Pelourinho e Centro Histórico

«Salvador
«Turismo em Salvador

Uma das áreas turísticas que mais atrai visitantes em Salvador é o seu Centro Histórico; ponto de partida para diversos roteiros na cidade e no Estado, o Centro Histórico é ponto de visita obrigatória para quem chega a Salvador pela primeira vez.

O ponto mais conhecido do Centro Histórico é o Largo do Pelourinho; pelourinho é o nome dado à coluna fixada em praça pública onde escravos e criminosos eram expostos e castigados.

Pelourinho
Local onde se encontrava o Pelourinho.

A coluna em si não existe mais em Salvador - o pelourinho ficou apenas no nome. Diversos outros pelourinhos foram criados pelo Brasil; alguns como o Pelourinho de Alcântara, no Maranhão, ainda estão preservados, mas nenhum ficou tão famoso como o Pelourinho de Salvador.

O Pelourinho localiza-se numa das pontas da praça conhecida como Terreiro de Jesus (o nome oficial, menos conhecido, é Praça XV de Novembro). Ao redor do Terreiro foram construídas, ao longo dos séculos, importantes marcos religiosos e arquitetônicos como a Catedral da Sé, o Convento de São Francisco, a Igreja de São Pedro, a Faculdade de Medicina, a Praça Castro Alves e outras.

Por isso, pode-se afirmar que o Centro Histórico de Salvador oferece a seus visitantes um dos mais ricos roteiros culturais do Brasil; o Centro é ponto de partida para se visitar muitos dos museus e igrejas de Salvador, além claro, dos outros pontos turísticos da cidade.

Ao longo do século XVII intensificaram-se as construções de igrejas e ordens religiosas; no século XVIII, foi a época de sobrados e solares de ricos proprietários de fazendas e engenhos.

Terreiro de Jesus
Terreiro de Jesus.
Ao fundo, a Igreja de São Francisco.

Durante o século XIX os comerciantes aos poucos foram ocupando o local; com o tempo muitos profissionais liberais não só passaram a exercer suas profissões no Centro como também fixaram suas residências ali.

No início do século XX, o Centro começou a ser ocupado pelo comércio popular e por residência populares.
Aos poucos, a área foi se degradando; essa fonte informa que "a partir de meados do século XIX iniciou-se o deslocamento da alta classe da cidade para a zona sul (especialmente para o bairro e Corredor de Vitória), o que fez com que a área passasse, paulatinamente, a ser local de moradia dos setores mais baixos da escala social".
A decadência foi tamanha que nos anos 1980 o Pelourinho era conhecida como a área de baixo meretrício (ver o filme Comunidade do Maciel -? Há uma gota de sangue em cada poema, que retrata o Pelourinho da época).

Em 1985, a Unesco declarou o Centro Histórico de Salvador um Patrimônio da Humanidade; segundo a Unesco, "a densidade de monumentos faz dele, juntamente com Ouro Preto, a cidade colonial por excelência no Nordeste do Brasil. É um dos maiores pontos de convergência das culturas Européia, Americana e Indígena nos séculos 16 a 18".

A partir de então, e entrando pelo início dos 1990, graças a esforços conjuntos e sucessivos de autoridades municipais e Estaduais, contando com apoio financeiro da iniciativa privada, levou-se a cabo o processo de recuperação do Pelourinho e do Centro Histórico de Salvador.
Uma figura de destaque nesse processo foi a arquiteta Lina Bo Bardi; leia mais sobre a recuperação do Pelourinho.

Foram recuperado em torno de 800 dos antigos casarões coloniais (muitos dos antigos moradores foram "convidados" a se retirar), os prédios foram restaurados e muitos foram transformados em estabelecimentos voltados para o turismo.
Foi a partir daí que não apenas o Pelourinho, mas toda a Salvador e toda a Bahia despertaram para sua vocação turística; campanhas de marketing tomaram o Brasil, convidando turistas a visitar o revitalizado Pelourinho.

Por isso, o Pelourinho e o Centro Histórico são um dos principais pontos turísticos de Salvador. A agenda cultural é intensa. Hoteis e restaurantes tomam os arredores do Centro.

Se você visitar Salvador, certamente conhecerá o Pelourinho.