O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador.
A localização é excelente: no Comércio, próximo ao Centro Histórico e defronte ao Elevador Lacerda (é possível ir a pé a partir de muitos hoteis de Salvador).
Pode-se dizer que o Mercado Modelo é um resumo de Salvador.
O Mercado oferece a maior variedade de artesanato da cidade (incluindo fitinhas e outros símbolos associados ao sincretismo religioso), em suas mais de 250 barracas; quiosques oferecem vários petiscos típicos da culinária baiana; grupos de capoeira estão diariamente realizando performances dentro e nas vizinhanças do Mercado.
O prédio por si só é um marco histórico de Salvador.
O edifício foi construído entre 1854 e 1868, projetado para abrigar a Alfândega; no século passado, antes da invenção do avião, todos os imigrantes e todo o comércio exterior passavam pelos portos e era inspecionado pela Alfândega, daí ser ela um dos órgãos mais poderosos do Estado.
O Mercado Modelo ocupava outro prédio, construído em 1912 e posteriormente demolido; a localização era a praça onde atualmente se encontra a escultura de Mário Cravo.
Em 1969, o antigo prédio do Mercado sofreu um grande incêndio. Em 1971, ele passou a ocupar o antigo prédio da Alfândega.
Em 1984, o novo Mercado sofreu novamente um grande incêndio, e quase foi inteiramente destruído; após o incêndio, foram descobertas galerias no subsolo do prédio, que depois se descobriu terem servido como prisão.
A tragédia de 1984 foi uma oportunidade para que se iniciasse um processo de revitalização do Mercado, que se tornou um dos principais pontos turísticos de Salvador.
O vídeo abaixo mostra um tour virtual pelo Mercado Modelo.
Funcionamento:
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados, das 9h às 14h - restaurantes até as 16h.
Entrada gratuita.